Conecte-se conosco
Publicidade Publicidade

Beto se diz apto a ocupar cargo e nega atrito com Janaina

Deputados disputam cadeira na Mesa Diretora responsável por administrar orçamento de R$ 800 milhões

Publicado às

em

Beto se diz apto a ocupar cargo e nega atrito com Janaina
Imagem: Só Notícias

O deputado estadual Beto Dois Um (União) negou que tenha atritos com a colega parlamentar Janaina Riva (MDB) para ocupar o cargo na Primeira-Secretaria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, no próximo biênio (2025/26). Ele, no entanto, admite a disputa.

 

O cargo é responsável por administrar o orçamento do Poder, que tem duodécimo projetado para esse ano em R$ 807 milhões. Nos próximos anos, o recurso encaminhado pelo Executivo poderá ser ainda maior.

 

Beto explicou que outros deputados como Dilmar Dal’Bosco (União) e Sebastião Rezende (União) também se colocaram à disposição para ocupar o cargo. Ocorre que, atualmente, os dois já são nomes descartados. 

 

“Não há atrito, há uma disputa [com a Janaina]. O Dilmar já colocou seu nome à disposição, a Janaina, o deputado Sebastião Rezende e eu já nos colocamos à disposição. Eu acho [a disputa] muito natural e é fundamental que a gente dialogue sobre isso. É um debate, uma troca de ideias, com a melhor solução”, minimizou o parlamentar.

 

“[...] Eu já deixei claro que estou apto a me colocar à disposição para qualquer função em que eu possa ser útil. Enquanto eu entender que vou ser útil eu vou estar pronto e a disposição”, emendou.

 

Nos bastidores, Beto é tratado como o nome de preferência do Palácio Paiaguás para ocupar o cargo. A articulação ocorreria pois Janaina ocupando o cargo poderiam ganhar capital eleitoral para a eleição de 2026, quando ela e o governador Mauro Mendes (união) podem disputar uma vaga ao Senado Federal.

 

Questionado sobre a suposta preferência do Paiaguás, Beto disse que o grupo está preocupada com as eleições municipais deste ano.

 

“Seria um erro da nossa parte debater as eleições de 2026 agora. A gente está começando o processo para debater 2024 que é o mais urgente, emergencial, eu acho que é muito prematuro fazer essas conjecturas”, afirmou.

 

Antecipação da eleição

Uma reunião no colégio de líderes da Assembleia Legislativa no último dia 3 selou o acordo para antecipar a eleição da Mesa Diretora de setembro para a primeira semana de agosto. A propositura irá ser analisado em plenário na próxima terça-feira (9).

 

Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o aumento de sete para 10 os cargos na Mesa Diretora também será analisado e já tem acordo para a aprovação. 

 

A PEC diz que a Mesa Diretora será composta por presidente, primeiro, segundo e terceiro Vice-Presidentes, um primeiro, segundo, terceiro, quarto, quinto e sexto secretários.


Publicidade

Publicidade Publicidade

Leia Também