O primeiro ‘Cemitério Público para Pets’ poderá ser realidade em Cuiabá, nos próximos meses. O projeto de lei, que prevê destinação de 10% dos cemitérios públicos para sepultamento de cães e gatos, foi apresentado pelo vereador Sargento Vidal (MDB) à Câmara dos Vereadores nesta terça-feira, 17 e defendido na Comissão de Transporte, Meio Ambiente, Urbanismo e Causa Animal nesta quarta-feira, 18.
Conforme o parlamentar que tem a defesa da causa animal como uma de suas principais bandeiras, o projeto inovador vai além de apenas trazer alento aos populares que não têm como sepultar seus animais de estimação.
“O Cemitério Público para Pets será muito mais que um espaço digno ao descanso daqueles que compartilharam anos de amor e lealdade com nossas vidas. Afinal, muitas pessoas por mais que amem seus bichinhos, e por mais que queiram, não têm recursos para enterrá-los e a única forma acaba sendo o descarte irregular em córregos, rios entre outros espaços públicos – o que além de ilegal causa um dano irreparável à sociedade e ao meio ambiente”, citou o parlamentar.
A importância desse projeto para o meio ambiente foi enfatizado pelo vereador Kassio Coelho (Patriota).
“Em todas as vistorias que realizamos nos bolsões de lixos, incluindo córregos, nascentes de rios e áreas de APP [Área de Preservação Permanente] encontramos sempre muitos animais jogados. Então, quero parabenizar o vereador, enfatizar meu apoio e destacar que mais que extremamente importante, o Cemitério Público para Pets é necessário para sanar um dano que há muitos anos vem sendo recorrente ao meio ambiente”, completou Kassio.
O Projeto de Lei deverá ser reapresentado à Câmara para apreciação dos demais vereadores nos próximos dias.