Conecte-se conosco
Publicidade Publicidade

Receita Federal Faz Operação Contra Tabacarias

Publicado às

em

Receita Federal Faz Operação Contra Tabacarias
Imagem: Divulgação / Reprodução

A Receita Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (24) uma operação contra tabacarias, shoppings populares e distribuidoras na capital paulista, que vendem cigarros eletrônicos, conhecidos como vapes. A ação ocorre em resposta à identificação de 32 estabelecimentos que comercializam ilegalmente esses aparelhos.


Desde 2009, a comercialização de cigarros eletrônicos é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em 19 de abril deste ano, a agência reafirmou a proibição, citando o aumento do fumo entre adolescentes e crianças, bem como os riscos de dependência química e doenças pulmonares associados ao uso dos vapes.

 

Além dos estabelecimentos físicos, a Receita Federal também está fiscalizando a venda desses produtos no comércio online, uma vez que os vapes são importados. A operação conta com a participação de 160 servidores, apoiados por cinco drones e 40 viaturas.


Quem for pego vendendo os aparelhos proibidos pode ter os produtos confiscados e enfrentar acusações de contrabando, com penas que variam de 2 a 5 anos de prisão. A Receita Federal destaca que, apesar da proibição, a falta de fiscalização rigorosa tem permitido a continuidade das vendas ilegais de cigarros eletrônicos em lojas físicas e pela internet.


Esta ação marca um esforço significativo para coibir o comércio ilegal de vapes e proteger a saúde pública, especialmente a de jovens que estão cada vez mais expostos a esses produtos.


Publicidade

Publicidade Publicidade

Leia Também