Conecte-se conosco
Publicidade Publicidade

INTEGRAÇÃO PECUÁRIA-LAVOURA: Agricultura é a nova aliada dos criadores em Mato Grosso

Produção de grãos ganha espaço nas fazendas especializadas em pecuária, trazendo ganhos expressivos em termos de produtividade, sustentabilidade e rentabilidade. Evento em Pontes e Lacerda vai mostrar os resultados na prática

Publicado às

em

INTEGRAÇÃO PECUÁRIA-LAVOURA: Agricultura é a nova aliada dos criadores em Mato Grosso
Imagem: Divulgação / Reprodução

 

 

Há muitos anos ouvimos falar sobre a integração lavoura-pecuária, técnica de intensificação com foco no uso compartilhado das terras, amplamente utilizada no Brasil para a recuperação de pastagens degradadas durante o processo de conversão para o cultivo de grãos. Nos últimos anos, porém, esta estratégia tem sido adotada sob um novo conceito: a pecuária-lavoura, onde a agricultura é utilizada para melhorar a produtividade nas áreas antes dedicadas exclusivamente à criação de gado.

 

O novo modelo vem ganhando adeptos no Mato Grosso nas últimas safras, garantindo, além da diversificação do negócio, ganhos ambientais e excelentes resultados econômicos para os criadores. Um exemplo prático deste novo modelo de integração será apresentado no próximo dia 10 de maio, durante a terceira etapa do 11o. Simpósio Nutripura, que acontece na fazenda São Valentim, em Pontes e Lacerda.

 

Operada pelo Grupo Agrolina, cliente Nutripura desde 2013, a propriedade possui 1.300 hectares disponíveis para produção. Até três anos atrás, tinha capacidade para 2.500 animais em regime de recria a pasto. Desde então, iniciou um trabalho focado na intensificação por meio do planejamento e da adoção de tecnologias inovadoras.

 

Hoje, a fazenda São Valentim atua no ciclo completo, trabalhando com 4.500 animais em 700 hectares de pasto, boa parte deles com adubação - os outros 600, de áreas mais degradadas, foram convertidos para lavouras temporárias de milho visando a recuperação dos solos. Os números acima são uma prova de que um bom planejamento, aliado ao uso da tecnologia, pode quadruplicar a produtividade em campo em pouco tempo.

 

Todas as soluções desenvolvidas pela Nutripura serão apresentadas no dia de campo, assim como a fórmula para transformar a pecuária em uma atividade muito mais sustentável, produtiva e rentável. As inscrições para o evento estão disponíveis através do site nutripura.com.br/simposio.

 

 

 

 

 

 

 


Publicidade

Publicidade Publicidade

Leia Também