Conecte-se conosco
Publicidade Publicidade

Fenol é tóxico; pode causar arritmia, parada cardíaca e morte

Publicado às

em

Fenol é tóxico; pode causar arritmia, parada cardíaca e morte
Imagem: Divulgação / Reprodução

A médica dermatologista Luciana Neder, professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), destacou os perigos associados ao procedimento de peeling de fenol. Segundo ela, o fenol é uma substância extremamente potente que penetra nas camadas mais profundas da pele. Se o procedimento não for realizado corretamente, pode levar a graves complicações como arritmia, parada cardíaca e até morte.


Luciana explicou que, devido à intensidade da dor causada pela queimadura do fenol, é necessária a aplicação de anestesia. No entanto, o uso de anestésicos também apresenta riscos, especialmente se a pele estiver machucada, o que pode permitir a penetração excessiva do anestésico, atingindo níveis tóxicos. Durante o procedimento, é crucial que o paciente seja monitorado com um eletrocardiógrafo devido ao risco de intoxicação pela anestesia.


Ela também ressaltou que o fenol pode causar toxicidade em vários órgãos, incluindo cardiotoxicidade (afetando o coração), nefrotoxicidade (afetando os rins) e hepatotoxicidade (afetando o fígado). Intoxicação cardíaca pode resultar em arritmia, parada cardíaca e morte.


Publicidade

Publicidade Publicidade

Leia Também