Diversos políticos lamentaram a morte da deputada federal Amália Barros (PL), aos 39 anos, em consequência de complicações de uma cirurgia para a retirada de um nódulo benigno do pâncreas.
A parlamentar morreu na madrugada deste domingo (12), em um hospital de São Paulo.
Vou te amar para sempre, minha amiga. Você está nos braços do nosso pai
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), disse que a perda da parlamentar deixa um “vazio imensurável”.
“Foi com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento da deputada Amália Barros. Sua partida prematura deixa um vazio imensurável na política brasileira. Amália foi uma figura incansável na defesa dos direitos e no combate às injustiças”.
“Seu compromisso e dedicação serão lembrados com respeito e admiração. Enviamos as nossas mais sinceras condolências à família e amigos nesse momento de luto”, encerrou o chefe do executivo.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também lamentaram a perda precoce da amiga.
“Com muita dor informo o passamento da nossa amiga e irmã Deputada Federal Amália Barros de Mato Grosso. Deus, em sua infinita bondade, a receba e conforte seus familiares e amigos”, disse Bolsonaro no X (antigo Twitter).
“Vou te amar para sempre, minha amiga. Você está nos braços do nosso pai”, escreveu Michelle em um story em seu Instagram.
Outros políticos mato-grossenses também se manifestaram. “Com grande tristeza, manifesto meu pesar pelo falecimento da nossa estimada deputada federal Amália Barros. Sua dedicação exemplar em representar os mato-grossenses na Câmara Federal ficará marcada em nossa história”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho.
“A vida da jovem Amália abreviada de forma tão triste, foi marcada por coragem e superação. Determinada, entrou na política para ser uma voz ativa nas causas das pessoas com deficiência. Não por acaso a lei em vigor que reconhece a visão monocular como deficiência sensorial leva o seu nome. Amália lutou bravamente até o último momento e assim deverá ser lembrada pelos mato-grossenses. Fará grande falta”, escreveu a senadora Margareth Buzetti.
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, manifesta seu profundo pesar pelo falecimento da deputada federal Amália Barros.
“Amalia foi um exemplo de superação, venceu as adversidades da vida, foi eleita deputada federal e se dedicou por inteiro em prol das pessoas que mais precisam. Sua partida deixa um enorme vazio, mas seu legado é eterno. Meus sentimentos aos familiares e amigos”, externou.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também publicou em seu Instagram lamentando o falecimento da deputada.
“Minhas condolências à família da Amália Barros, que se tornou um grande exemplo de superação de barreiras e de dedicação e amor ao próximo. Que Deus a acolha na sua infinita misericórdia e conforte seus familiares e amigos. Deixará muitas saudades!”, disse.
Os deputados Carla Zambelli (PL), Kim Kataguiri (União) e o senador Flávio Bolsonaro também lamentaram a morte da política em publicações no Intagram e no Twitter.