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Educação

Educação básica no Brasil ainda não recupera patamares de aprendizagem anteriores à pandemia

Estudo aponta defasagem no desempenho em matemática e português e aumento das desigualdades educacionais

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Educação básica no Brasil ainda não recupera patamares de aprendizagem anteriores à pandemia
Imagem: Sumaia Villela / Agência Brasil

A educação básica brasileira ainda sente os efeitos da pandemia de covid-19. Mesmo com avanços recentes, o nível de aprendizagem dos estudantes não retornou ao que era em 2019, e as desigualdades educacionais se agravaram. É o que revela o estudo Aprendizagem na Educação Básica: Situação Brasileira no Pós-Pandemia, divulgado nesta segunda-feira (28) pelo movimento Todos Pela Educação.

A análise utilizou dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que mede o desempenho de alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e do ensino médio em matemática e língua portuguesa. Em todos os níveis, os resultados de 2023 ficaram aquém dos números registrados antes da crise sanitária.

No 5º ano, 55,1% dos alunos apresentaram aprendizagem adequada em português e 43,5% em matemática — números ligeiramente inferiores aos de 2019, que foram de 56,5% e 46,7%, respectivamente. No 9º ano, a taxa de aprendizagem adequada em português se manteve em 35,9%, mas caiu em matemática de 18,4% para 16,5%. Já no ensino médio, 32,4% dos estudantes tiveram desempenho considerado adequado em português e apenas 5,2% em matemática, contra 33,5% e 6,9% antes da pandemia.


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