Em Sapezal, Mato Grosso, o professor Marcelo Moraes está revolucionando o ensino da Matemática na Escola Estadual André Antônio Maggi. Através do projeto "Desenvolvendo competências em Análise de Dados Estatísticos de Variáveis Qualitativas e Quantitativas", ele tem aproximado a disciplina da realidade dos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio.
O inovador método pedagógico desmistifica a Matemática ao transformá-la em uma ferramenta prática e aplicável ao cotidiano. Os alunos, organizados em grupos de seis, selecionam temas de seu interesse para investigar, como preferências culturais, hábitos de saúde e diversidade étnica na comunidade escolar.
"Essa abordagem prática proporciona aos alunos uma experiência real de pesquisa, tornando a Matemática uma ferramenta útil e aplicável. O projeto não só desenvolve habilidades analíticas, mas também incentiva a curiosidade e a autonomia dos estudantes", explica Marcelo.
A metodologia inclui a elaboração de questionários com perguntas abertas e fechadas, seguida pela coleta e tabulação dos dados. Os resultados são então transformados em gráficos e tabelas visualmente atrativos, facilitando a interpretação das informações obtidas.
"Para que ela se torne mais significativa, a Matemática deve ser conectada ao cotidiano dos alunos. Isso está alinhado ao que busquei aplicar quanto aos conceitos estatísticos em situações reais, como a investigação de dados na comunidade escolar", destaca o educador.
Na etapa final do projeto, os estudantes identificam padrões e tendências nos dados coletados, promovendo discussões analíticas e compartilhando suas descobertas com toda a escola. Essa prática, segundo o professor, está alinhada com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e estimula o desenvolvimento do pensamento crítico.
Marcelo reconhece que um dos maiores desafios no ensino da Matemática é a abstração dos conceitos. "A dificuldade na aprendizagem da Matemática, muitas vezes, está na abstração dos conceitos", observa. Por isso, seu método busca tornar as análises estatísticas mais acessíveis, utilizando recursos concretos e familiares aos alunos.
O sucesso da iniciativa motivou o professor a criar um curso de formação gratuito e online, disponível para educadores e interessados em geral. O curso aborda metodologias ativas e apresenta estratégias para sua aplicação na educação básica, além de recursos pedagógicos que potencializam o trabalho docente e estimulam o protagonismo estudantil. Os interessados podem acessar o conteúdo através do site Escolas Conectadas até 28 de março.