Dez estudantes da Escola Técnica Estadual de Rondonópolis (ETEC) conquistaram vagas no projeto "Technovation Summer School for Girls", uma iniciativa da Universidade de São Paulo (USP) que será realizada de forma virtual. O programa, que tem início em 15 de fevereiro e se estende até 19 de abril, visa capacitar jovens no desenvolvimento de aplicativos móveis voltados para a resolução de problemas em suas comunidades.
As selecionadas são alunas do segundo ano do Ensino Médio dos cursos técnicos em Administração e Edificações, além de estudantes do primeiro ano dos cursos técnicos em Segurança do Trabalho e Recursos Humanos. Por meio de uma parceria com a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), as participantes terão acesso a encontros virtuais síncronos, realizados aos sábados, para discussão dos temas propostos.
O grupo é formado por Regiane Araújo Neves, Marianne Delmondes da Silva Resplandes, Hanaya Camila Alves de Souza, Ana Cristina Coelho Marinho, Kamilly Vitória Borges dos Santos, Maria Eduarda Alencar Mendes, Maria Eduarda de Oliveira Trentin, Emilly Karolay Caniza Lima, Mariana Larrosa de Silva e Ana Clara Ferreira dos Santos. Durante o programa, elas aprenderão a transformar ideias em aplicativos, desenvolvendo competências em inovação, trabalho em equipe e comunicação, além de serem preparadas para participar do Technovation Girls, uma competição global de tecnologia.
Um destaque adicional é que seis das dez alunas também foram contempladas com bolsas de iniciação científica júnior pela UFR, através do projeto "REBECA no Ensino Médio - Automação e Inovação com Arduino". Esta iniciativa, que oferece bolsas no valor de R$ 300 por 12 meses, busca estimular a participação feminina nas áreas de Computação, Ciências, Engenharias e Matemática (STEAM).
O projeto será coordenado pela professora dra. Mara Dota, da UFR, em conjunto com o professor Fabiano Taguchi, da ETEC Rondonópolis. Para a diretora da ETEC, Leila Aoyama, esta parceria representa um importante incentivo para a continuidade da trajetória acadêmica das estudantes. "Esse também será um projeto especial, pois incentiva a presença de mulheres nas áreas das ciências exatas e engenharia", ressaltou a diretora.
A iniciativa demonstra o compromisso das instituições em promover a inclusão feminina em áreas tradicionalmente dominadas por homens, além de oferecer oportunidades de desenvolvimento tecnológico e científico para jovens estudantes do ensino médio.