O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (4), às 18h, o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o primeiro semestre de 2025. Os candidatos pré-selecionados podem consultar o resultado através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O processo seletivo deste semestre registrou números expressivos, com 197.080 estudantes pré-selecionados apenas na primeira chamada. A edição contou com 768.296 participantes, totalizando aproximadamente 1,5 milhão de inscrições, já que cada candidato pode optar por até dois cursos. O programa, que completa 20 anos em 2025, já beneficiou mais de 3,4 milhões de estudantes entre 2005 e 2024.
O Prouni oferece duas modalidades de benefício: bolsas integrais, que cobrem 100% do valor da mensalidade, e bolsas parciais, que cobrem 50% do valor em instituições privadas de educação superior. Para as bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal per capita não pode ultrapassar um salário mínimo e meio (R$ 2.277, em 2025), enquanto para as bolsas parciais, o limite é de três salários mínimos (R$ 4.554, em 2025).
Os candidatos pré-selecionados devem apresentar a documentação comprobatória das informações fornecidas na inscrição a partir desta terça-feira até 17 de fevereiro. Cada instituição de ensino possui suas próprias normas para o recebimento dos documentos, que pode ser feito presencialmente ou por meio virtual através do site da instituição.
Entre os documentos exigidos estão:
- Documentos de identificação do candidato e do grupo familiar
- Comprovante de residência
- Comprovante de conclusão do ensino médio
- Comprovantes de rendimentos
- Comprovante de atuação como professor da educação básica (quando aplicável)
- Documentos de separação, divórcio ou óbito dos pais (quando aplicável)
- Comprovante de deficiência (quando aplicável)
O cronograma do Prouni prevê ainda a divulgação da segunda chamada para 28 de fevereiro. Os candidatos não selecionados nas duas chamadas regulares poderão se inscrever na lista de espera nos dias 26 e 27 de março, também através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado da lista de espera será disponibilizado em 1º de abril para consulta pelas instituições de ensino superior e pelos candidatos.