A Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) divulgou nesta quinta-feira (19) o edital de seleção para a 3ª edição do Programa de Intercâmbio MT no Mundo. O programa, que já acumula investimentos superiores a R$ 16 milhões, oferecerá a 100 estudantes da rede pública estadual a oportunidade de estudar em um país de língua inglesa por três semanas em 2025, com todas as despesas custeadas pelo Governo do Estado.
O programa integra a Política Educacional de Línguas Estrangeiras da Seduc, uma das 30 iniciativas do Plano Educação 10 Anos, que tem como meta posicionar a rede estadual entre as cinco mais bem avaliadas do país até 2032.
De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, todos os alunos que estiveram matriculados do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do ensino médio em 2024 e que mantiverem matrícula regular em 2025 estão automaticamente inscritos para concorrer às vagas. "O sucesso da edição anterior e o aprimoramento do programa neste ano geram expectativas ainda mais otimistas para o futuro. A continuidade desse intercâmbio enriquecerá ainda mais a formação dos jovens estudantes e dos professores que participam do programa", destaca.
A seleção será dividida em dois grupos, sendo 64 estudantes selecionados no grupo 1, conforme a disponibilidade de vagas por Diretoria Regional de Educação (DRE) na qual o estudante estava matriculado em 2024, e 36 vagas destinadas no grupo 2 aos primeiros colocados na avaliação de saída de 2024, com nota calculada em TRI (proficiência), considerando a somatória do Sistema Estruturado de Ensino e da Plataforma Letrus.
Os selecionados receberão um pacote completo que inclui curso de General English com 30 aulas semanais de 40 minutos, material didático, testes de nivelamento de entrada e saída, certificado de conclusão, e cartão de transporte público no país de destino. O Estado também custeará todas as despesas com preparação e emissão de documentos, passagens e translados, hospedagem e alimentação, além de chip de celular com acesso à internet.
Juliana Taborelli, líder da Política de Línguas Estrangeiras da Seduc, ressalta a importância dos candidatos lerem o edital completo: "Os estudantes que se enquadram no perfil do Intercâmbio MT no Mundo devem ler o edital na sua totalidade e ficar atentos aos prazos de todas as etapas".
O programa, iniciado em 2023, representa um importante investimento na formação internacional dos estudantes da rede pública estadual de Mato Grosso, oferecendo uma experiência única de imersão cultural e linguística.