O estudante Matheus Henrique Policarpo Santos, da Escola Estadual Domingos Briante, em São José do Rio Claro (MT), foi um dos destaques de uma live transmitida pelo Ministério da Educação (MEC), na tarde desta terça-feira (04.11).
O Webinário abordou a Educação, os Biomas e Mudanças Climáticas no contexto da COP30, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, prevista para ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro, na cidade de Belém (PA).
Matheus representou Mato Grosso com o projeto “Do Local ao Global: Práticas de Educação Híbrida para Pensar e Agir Frente às Mudanças Climáticas”.
Para o estudante mato-grossense, participar dessa jornada foi mais do que uma oportunidade acadêmica, foi uma lição de vida. “A gente entende que a escola é o lugar onde tudo começa. Se cuidarmos da energia, da água e do nosso ambiente, estamos cuidando também das pessoas”, disse o estudante, emocionado.
A proposta nasceu dentro do Curso de Formação Pedagógica da RIEH, iniciativa voltada à formação de professores do Ensino Médio. No coração do projeto, o tema “Consumo Consciente de Energia Elétrica”, foi uma provocação que convidou estudantes a observarem o próprio cotidiano e refletirem sobre como cada atitude pode impactar o clima do planeta.
Durante a transmissão nacional, Matheus falou com naturalidade sobre as consequências das mudanças climáticas no bioma mais emblemático do estado: “Pude perceber que o Pantanal regulamenta o clima e, infelizmente, as mudanças climáticas e os incêndios prejudicam e afetam diretamente a saúde das pessoas que vivem lá”.
“A partir dessa reflexão”, disse o estudante, “a turma criou conteúdos para o Instagram, transformando a rede social em uma vitrine de conscientização sobre a importância do Pantanal e do uso sustentável da energia”.
O Ministério da Educação selecionou o projeto enviado por Matheus Henrique para a Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH) e o Comitê Gestor Nacional do Programa Escola das Adolescências (CONAPEA). Outros cinco projetos de outros alunos de distintos biomas brasileiros já haviam sido apresentados pela RIEH em parceria com as secretarias de Educação de seus estados.
Além de Matheus, participaram estudantes de Alagoas, Amapá, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, cada um representando um bioma brasileiro.
A professora Adriana Barros Castanha, uma das autoras da proposta, explicou que o desafio era aproximar os conceitos científicos da experiência diária dos alunos. “O principal objetivo foi conscientizar os estudantes sobre o uso racional da energia elétrica, por meio da análise de seu próprio consumo residencial”, contou.
Segundo ela, as aulas se transformaram em um laboratório de descobertas. “Entre planilhas de consumo, debates interdisciplinares e produções digitais, os estudantes perceberam que aprender é também um ato de cuidar”.
Educação híbrida
O projeto articulou momentos presenciais e não presenciais de aprendizagem, combinando diferentes áreas do conhecimento, linguagens e tempos pedagógicos. A experiência mostrou que a educação híbrida pode ir além da tecnologia, sobretudo, como um caminho para conectar mentes, territórios e propósitos.
O vídeo institucional enviado ao MEC foi produzido com o apoio da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Diamantino e contou com a colaboração das educadoras Aparecida Vinhal Lourenço, Laren Nasgorski, Neide Lopes dos Santos Silva e Maria Aparecida Rodrigues Fonseca.