Conecte-se conosco

Educação

Nota da Faculdade de Direito da UFMT repudia ataque de Abilio à universidade

Faculdade de Direito afirma que fala do prefeito é ofensiva e desrespeitosa com a comunidade acadêmica

Publicado às

em

Nota da Faculdade de Direito da UFMT repudia ataque de Abilio à universidade
Imagem: Divulgação / Reprodução

A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) divulgou, nesta terça-feira (19), uma nota de repúdio às declarações do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), que classificou o ensino da instituição como “uma bosta”. A fala ocorreu durante entrevista coletiva na Câmara de Vereadores e repercutiu negativamente pelo tom ofensivo e desrespeitoso.

O documento lembra que a UFMT, com mais de cinco décadas de atuação, é referência na formação acadêmica e científica do Estado. A faculdade destacou que a tentativa de desqualificação da universidade representa um ataque direto à educação pública, gratuita e de qualidade, prevista na Constituição como instrumento de inclusão social.

Histórico de ataques à educação

Esta é a terceira vez, em menos de um mês, que o prefeito volta suas críticas contra a área educacional. Em 30 de julho, Abilio interrompeu a fala da professora doutora Maria Inês da Silva Barbosa, pesquisadora reconhecida nacionalmente pelos estudos sobre saúde da população negra, durante a 15ª Conferência Municipal de Saúde. A docente se retirou do evento após ser destratada pelo prefeito por ter utilizado pronome neutro em sua saudação.


Publicidade

Publicidade

Leia Também