Conecte-se conosco

Educação

Adultização infantil: especialistas alertam para riscos de pular etapas do desenvolvimento

Fenômeno, intensificado pelas redes sociais, pode gerar impactos emocionais e comportamentais na vida adulta.

Publicado às

em

Adultização infantil: especialistas alertam para riscos de pular etapas do desenvolvimento
Imagem: Freepik

A exposição de crianças na internet reacendeu, nos últimos dias, um debate nacional sobre o fenômeno conhecido como adultização. A discussão ganhou força após um vídeo do influenciador Felipe Brassanim Pereira, o Felca, atingir mais de 35 milhões de visualizações no YouTube, mobilizando parlamentares de diferentes espectros políticos a acelerar projetos de lei para proteger crianças e adolescentes no ambiente digital.

A adultização é caracterizada pela aceleração forçada do desenvolvimento infantil, quando a criança assume comportamentos, responsabilidades ou é exposta a conteúdos que não correspondem à sua idade. Essa antecipação pode ocorrer de diversas formas: sobrecarga com tarefas adultas, pressão por desempenho acadêmico ou esportivo, ou contato com materiais inadequados, como vídeos sexualizados.

“Quando quebramos o ciclo natural da infância e colocamos a criança em um contexto adulto, iniciamos o processo de adultização”, explica Michelly Antunes, líder do programa Nossas Crianças, da Fundação Abrinq.


Publicidade

Publicidade

Leia Também