Cuiabá passa a adotar, a partir deste domingo (4), a Tarifa Zero no transporte público coletivo municipal. A gratuidade aos domingos foi oficializada após a sanção de uma nova legislação pelo prefeito Abilio Brunini e poderá ser estendida para feriados e pontos facultativos, conforme decreto do Executivo.
A prefeitura projeta que o número de usuários beneficiados neste primeiro domingo regular da iniciativa supere os 27.722 passageiros registrados durante aplicação experimental da medida no feriado de 1º de Maio, Dia do Trabalhador.
"Com a economia gerada ao longo dos primeiros 100 dias de governo conseguimos pagar dívidas, mas não poderíamos deixar de olhar para a população que tanto contribui para o desenvolvimento da cidade, impulsionando o comércio e nossas ações. Enfim, estou feliz em viabilizar essa ação social em prol dos que mais precisam", destacou o prefeito Abilio Brunini.
Durante o ano, serão 34 domingos em que a população poderá se programar para atividades de lazer utilizando o transporte público gratuitamente, além da possibilidade de inclusão de alguns feriados no programa. A iniciativa representa um compromisso da atual gestão municipal com a inclusão social, a mobilidade acessível e o fortalecimento do transporte público como instrumento de cidadania.
No teste realizado no Dia do Trabalhador, o próprio prefeito Abilio, acompanhado da primeira-dama e vereadora Samantha Iris e outros vereadores, utilizou o transporte público, percorrendo de ônibus o trajeto entre o Centro e o bairro Tijucal, ocasião em que conversou diretamente com diversos passageiros sobre a iniciativa.
Como utilizar o benefício
A administração municipal esclarece que a Tarifa Zero é válida exclusivamente para o transporte público dentro dos limites de Cuiabá e não se aplica ao sistema intermunicipal que conecta a capital a Várzea Grande.
Para ter acesso ao benefício, os usuários precisam possuir o cartão transporte, que pode ser solicitado através do site oficial (https://amtu.com.br/solicitacao-de-cartao-transporte), nas cabines da MTU, nos terminais e estações de transporte ou com monitores devidamente identificados em pontos estratégicos da cidade.
A prefeitura reforça que a medida visa democratizar o acesso ao transporte coletivo, contribuindo para a mobilidade urbana inclusiva e permitindo que mais cidadãos possam circular pela cidade para atividades culturais, sociais e de lazer, especialmente aos domingos.