As escolas públicas de Cuiabá têm oferecido cardápios adaptados na merenda escolar para atender crianças com restrições alimentares, alergias e transtornos do desenvolvimento. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, tem garantido uma alimentação saudável e personalizada para cada necessidade, contribuindo diretamente para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos.
Um dos exemplos é o caso de Maria Luiza, atendida no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Leonel de Moura Brizola, no bairro Santa Laura. Diagnosticada com autismo, a criança recebe diariamente refeições trituradas no liquidificador pela equipe da unidade, preparadas com cenoura e outras verduras para garantir os nutrientes necessários.
A mãe da estudante, a dona de casa Aline Renata Oliveira Silva, conta que a filha ganhou quatro quilos de forma saudável após começar a consumir a merenda da escola. “Ela não tinha o hábito de comer em casa. A escola passou a fornecer uma alimentação preparada e muito boa. Agora, estamos com o cardápio de casa e da escola em sintonia. Estou muito feliz com o desenvolvimento dela e espero que avance ainda mais”, afirmou.
Segundo a nutricionista da Prefeitura de Cuiabá, Jéssica Patatas de Arruda, os cardápios especiais são elaborados por profissionais capacitados e levam em consideração informações fornecidas pelos pais ou responsáveis. “Nós entramos em contato e preenchemos um questionário com os pais para identificar o perfil das crianças. A partir daí, elaboramos o cardápio adaptado às crianças com as necessidades especiais”, explicou.
A nutricionista destaca que a criatividade também é um diferencial no preparo das refeições para crianças autistas, respeitando sempre os critérios nutricionais. “Temos dois gastronômos na alimentação que fornecem preparação para toda a rede. No caso do autismo, com a seletividade alimentar, não fornecemos alimentos ultraprocessados. Já foi feito um pigmento de beterraba para fazer o que seria o leite com morango. Mas, aí seria o leite com o pigmento da beterraba porque fica cor de rosa. E, aí, se a criança tem alguma seletividade alimentar para aceitar só alimentos mais rosados, já foi feita essa preparação”, acrescentou.
Além das crianças maiores, os bebês que frequentam os berçários das unidades municipais e possuem alergias ou intolerâncias também recebem atenção diferenciada. Nesses casos, a Prefeitura fornece fórmulas infantis especiais, cujo custo no mercado pode chegar a R$ 400 por lata, como os leites Neocate, Pregomin Pepti, Infatrini, IsoSource Jr. e Trophic Basic, conforme detalhou a coordenadora da Alimentação Escolar, Dryeli Sthefani da Silva.
Para solicitar a alimentação especial, os pais devem apresentar um laudo médico no ato da matrícula, descrevendo se a criança possui alergias, intolerâncias, restrições ou seletividade alimentar. O documento é encaminhado para a Coordenadoria de Nutrição Escolar, que, em seguida, entra em contato com os responsáveis para esclarecer dúvidas e elaborar o cardápio individualizado, que posteriormente é enviado à unidade junto com os produtos.
O fornecimento dos alimentos segue os parâmetros fixados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio da Resolução 6/2020, que regulamenta o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
A Prefeitura de Cuiabá orienta que qualquer demanda sobre a merenda escolar pode ser registrada diretamente na direção das unidades de ensino ou encaminhada à Ouvidoria da Secretaria Municipal de Educação, pelos telefones (65) 3614-4304, (65) 9304-3408 e 0800-647-0131, ou ainda pelo e-mail cne.educacao@sme.cuiaba.mt.gov.br. Também estão disponíveis os números de celulares (65) 9 9231-1701 e (65) 9 9241-0489.