A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), iniciou na quinta-feira (21) a campanha “Bullying - Acabou Aqui”, que visa conscientizar crianças sobre os riscos do bullying e do cyberbullying. Até o final deste ano, palestras serão realizadas em todas as 82 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs).
Nos dias 26 e 28 de agosto, as ações ocorrerão nas escolas Celina Fialho Bezerra e Cel Octayde Jorge da Silva, respectivamente. Já no dia 27, o tema será abordado com os pais na EMEB Agostinho Simplicio de Figueiredo, localizada no bairro Poção. Em setembro, palestras estão agendadas para os dias 1º e 5 nas escolas Esmeralda de Campos Fontes e Professora Udeney Gonçalves de Amorim.
“É um programa de prevenção, conscientização e proteção das nossas crianças. Professores e servidores estão engajados nesta ação e contamos com o apoio da família. O amor e a união é o que deve prevalecer nas escolas”, afirmou o secretário municipal de Educação, Amauri Monge.
No primeiro dia de atividades, 256 crianças de 4 anos, matriculadas na EMEB Agostinho Simplicio de Figueiredo, participaram de palestras em dois turnos, com o objetivo de estimular atitudes de paz, respeito às diferenças e empatia, reforçando valores éticos e morais.
O palestrante Edmilson Marques de Moraes, assessor pedagógico e professor de História da Prefeitura há 25 anos, destacou a importância de respeitar todos os profissionais da escola e de incentivar relações saudáveis dentro e fora do ambiente escolar. “Quando falamos de respeito, significa aceitar o outro dentro das suas características físicas e intelectuais. Quando o respeito é mútuo, o ambiente é mais harmonioso, tornando mais fácil o desenvolvimento das nossas habilidades”, afirmou.
Durante a palestra, Edmilson reforçou que pais e professores devem trabalhar juntos para estimular boas relações. “O conteúdo em sala de aula, as ações diversificadas a respeito do Bullyng, são importantes para que essa prática de dizer não ao Bullyng aconteça dentro do ambiente escolar”, pontuou.
Acompanhando a atividade estavam a pedagoga Maria Aparecida Ribeiro, diretora da EMEB Agostinho Simplicio de Figueiredo, a coordenadora pedagógica Daniela Jesus Fialho e a secretária escolar Marinete Guimarães.
Entenda
Bullying é um comportamento agressivo, repetitivo e intencional, utilizado para intimidar ou humilhar uma vítima. Já o cyberbullying ocorre por meios digitais, como redes sociais, mensagens de texto e jogos online, podendo ser ainda mais invasivo.
Os efeitos sobre as crianças podem incluir depressão, baixa autoestima, ansiedade e abandono escolar. Crianças retraídas ou inseguras são mais vulneráveis e podem se sentir desamparadas, com medo de procurar ajuda.
Os pais devem ficar atentos a sinais como queda no rendimento escolar, mudanças de comportamento, isolamento ou agressividade, além de queixas físicas frequentes na hora de ir à escola.
O perfil dos agressores geralmente inclui crianças líderes ou populares, que gostam de intimidar colegas mais frágeis. Tanto vítimas quanto agressores podem precisar de apoio psicológico, pois o comportamento violento pode se perpetuar na vida adulta.