Conecte-se conosco

Geral

Espaço Caliandra se consolida como referência no acolhimento a mulheres vítimas de violência em Cuiabá

Em um ano, centro do Ministério Público atendeu 93 mulheres com suporte psicológico, jurídico e social; serviço preza pelo acolhimento humanizado e pela reconstrução da autonomia feminina.

Publicado às

em

Espaço Caliandra se consolida como referência no acolhimento a mulheres vítimas de violência em Cuiabá
Imagem: MP-MT

Criado para prestar assistência integral e especializada a mulheres em situação de violência doméstica e familiar, o Espaço Caliandra, vinculado ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso, tem se destacado como referência em atendimento humanizado em Cuiabá. Desde sua criação, em dezembro de 2022, e com equipe multiprofissional completa a partir de 2024, o local já acolheu 93 mulheres entre maio de 2024 e maio de 2025.

Instalado na sede das Promotorias de Justiça, o Espaço integra o Núcleo das Promotorias de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar, coordenado pela promotora de Justiça Claire Vogel Dutra. O serviço conta com uma equipe composta por psicóloga, assistente social, assessora jurídica e estagiária de assistência social, que trabalham de forma integrada para promover o acolhimento, o fortalecimento de vínculos e a autonomia das assistidas.

Durante o último ano, foram registradas 193 demandas jurídicas, resultando em medidas protetivas e ações judiciais que beneficiaram 85 mulheres. Além disso, a equipe técnica emitiu 35 comunicados de crimes, elaborou 38 relatórios psicossociais e realizou 36 encaminhamentos a serviços da rede de proteção.


Publicidade

Publicidade

Leia Também