O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br), vinculado ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), desenvolveu um novo jogo de tabuleiro educativo chamado "Segurança Online". A iniciativa, lançada durante o evento Dia da Internet Segura, realizado entre os dias 11 e 12 na capital paulista, tem como objetivo ensinar crianças e adolescentes sobre o uso seguro da internet de forma lúdica.
"O objetivo desse jogo é criar momentos lúdicos e divertidos de aprendizagem sobre o uso seguro e responsável da internet. Com dicas sobre segurança online, o jogador irá se deparar com situações positivas e negativas envolvendo tecnologia", explicou Miriam von Zuben, analista de segurança do CERT.br, em entrevista à Agência Brasil.
O novo jogo representa a segunda iniciativa do centro voltada para a educação cibernética infantil. Anteriormente, dentro do projeto Internet Segura, já havia sido desenvolvido um jogo focado em comportamento seguro na internet, que incentivava as crianças a denunciarem ou bloquearem perfis suspeitos ou de risco.
Destinado a crianças entre 8 e 12 anos, o jogo "Segurança Online" pode ser facilmente acessado e utilizado tanto em ambiente familiar quanto escolar. "Os Jogos 'Internet Segura' podem ser jogados em família e nas escolas, não apenas como diversão mas como um momento de aprendizagem e discussão sobre uso seguro e responsável da internet", ressaltou a analista.
A mecânica do jogo é simples: após baixar e imprimir o material disponível gratuitamente no site da Internet Segura, os participantes devem montar um dado e os personagens necessários. O objetivo é avançar pelas casas do tabuleiro, mas os jogadores podem encontrar desafios no caminho. Ao cair em casas que indicam comportamentos inadequados ou de risco, podem ter que retroceder ou ficar uma rodada sem jogar. Vence quem demonstrar comportamento mais seguro e chegar primeiro ao final.
"De acordo com o conteúdo das casas especiais, pretende-se levantar discussões sobre o uso da tecnologia e das ferramentas de segurança. Ao cair, por exemplo, em uma casa que fala sobre 'backup', a ideia é que o jogador reflita sobre suas próprias ações em relação à proteção de dados e passe a usar a tecnologia a seu favor, fazendo backups regularmente", explicou Von Zuben.
Além do jogo de tabuleiro, o site Internet Segura disponibiliza outras atividades gratuitas para o público infantil, incluindo caça-palavras, jogos de memória, palavras cruzadas e desenhos para colorir, todos focados em promover a conscientização sobre segurança digital de forma divertida e educativa.