Conecte-se conosco

Geral

Pesquisa da UFMT explora benefícios do óleo de jacaré-do-pantanal para tratar feridas, acne e até depressão

Tradicionalmente utilizado pelas comunidades ribeirinhas e indígenas, produto tem potencial farmacêutico, cosmético e nutracêutico

Publicado às

em

Pesquisa da UFMT explora benefícios do óleo de jacaré-do-pantanal para tratar feridas, acne e até depressão
Imagem: Arquivo/Pesquisador

Um projeto de pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), propõe aliar o saber ancestral das comunidades ribeirinhas e indígenas no uso do óleo de jacaré-do-Pantanal (Caiman yacare) para as práticas medicinais. A investigação científica busca desenvolver remédios, cosméticos e até suplementos (mais conhecidos como nutracêuticos) para o tratamento de lesões, acnes e até depressão.

Tradicionalmente utilizado pelas comunidades ribeirinhas e indígenas, o óleo de jacaré-do-Pantanal tem propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias usadas no tratamento de feridas, contusões musculares (rasgaduras) e lesões ósseas.

O projeto de pesquisa é coordenado pelo Dr. Fabricio Rios-Santos, da UFMT, especialista em farmacologia e imunofarmacologia, e apoiado pelo Dr. Leandro Nogueira Pressinotti, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), cuja expertise em cicatrização e biologia celular complementa a abordagem multidisciplinar do projeto.


Publicidade

Publicidade

Leia Também