Judiciário
Integrantes do MPMT são homenageados pela Faculdade de Direito da UFMT

Publicado às
08h45em

Instituição permanente essencial à função jurisdicional do Estado, o Ministério Público tem papel basilar na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. Esses papéis, juntamente com a aproximação e a interlocução entre o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) e a academia, renderam à instituição e ao Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) - Escola Institucional do MPMT uma “Moção de Aplausos” concedida pela Faculdade de Direito (FD) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com a aprovação de sua Congregação, na tarde desta segunda-feira (27).
A homenagem aconteceu na Procuradoria-Geral de Justiça e contou com a participação do procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior, do procurador de Justiça e coordenador do Ceaf, Antonio Sergio Cordeiro Piedade, e dos professores Carlos Eduardo Silva e Souza e Welder Queiroz, diretor e diretor-adjunto da Faculdade de Direito da UFMT, respectivamente.
Na ocasião, o procurador-geral de Justiça agradeceu a honraria recebida e reafirmou o intento do Ministério Público de sempre manter as portas da instituição abertas para a universidade. “Nós, do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, queremos agradecer à Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso por essa moção de aplausos e dizer da nossa intenção em não só renovar, mas reforçar essa aproximação do Ministério Público com o setor acadêmico, que é fundamental para a formação daqueles que serão nossos colegas, os profissionais do sistema de justiça no dia de amanhã”, afirmou Deosdete Cruz Junior.
Ele também ressaltou a importância do diálogo entre o Ministério Público de Mato Grosso e a Faculdade de Direito da UFMT. “Esse diálogo entre o MPMT e a Faculdade de Direito da UFMT é essencial, tendo em vista que aqui dentro da instituição temos vários estagiários que pertencem à Faculdade de Direito, assim como residentes que são egressos de lá, assessores e, também, os nossos colegas membros. Então, essa interlocução precisa ser constante”, disse o procurador-geral de Justiça.
O procurador de Justiça Antonio Sergio Cordeiro Piedade, além de membro do MPMT, é professor da Faculdade de Direito da UFMT e afirmou estar extremamente honrado e lisonjeado com o momento e o reconhecimento concedido ao MPMT. “Eu sou um entusiasta da educação! Eu acredito e tenho convicção na força transformadora da ciência, do conhecimento e da educação. E quando a Universidade Federal vem ao Ministério Público entregar uma moção de aplausos ao procurador-geral, ao coordenador do Ceaf e a valorosos colegas que atuam, cada um na sua área, isso demonstra que o Ministério Público vem cumprindo com a sua função social. Essa sinergia entre a academia e o Ministério Público é fundamental”, declarou o procurador de Justiça.
Enquanto coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, Piedade afirma que o Ceaf contribui com a sua missão em ser catalisador de conhecimento para o aperfeiçoamento funcional. “O conhecimento, além da sua força transformadora, é patrimônio imaterial de uma instituição. O Ceaf cumpre com a sua missão de fomentar a capacitação e a reciclagem dos integrantes do Ministério Público e, assim, tanto membros, quanto servidores, prestam um serviço com mais eficiência, efetividade e resolutividade com o capital intelectual adquirido. É um momento ímpar e de muita alegria para a nossa instituição”, concluiu Antonio Sergio Cordeiro Piedade.
Para o diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso, professor Carlos Eduardo Silva e Souza, o estreitamento na relação entre as duas instituições é essencial para a faculdade. “É uma relação de muitas oportunidades e parcerias, e isso é muito importante para a nossa faculdade. Para os nossos estudantes, é uma grande oportunidade de ter acesso à uma instituição e à uma profissão que eles poderão exercer no futuro. Essas visitas ao Ministério Público contribuem muito na formação deles. E esta homenagem é uma forma de agradecimento a todas essas oportunidades e pelo diálogo tão intenso entre a Faculdade de Direito e o Ministério Público”, destacou o coordenador.
Já o coordenador-adjunto da Faculdade de Direito, professor Welder Queiroz, enalteceu a boa relação interinstitucional entre o MP e a Faculdade. “O MPMT sempre recebe os nossos alunos muito bem e apresenta a eles a função de cada atribuição do Ministério Público, e isso é muito importante para a formação deles. Então, essa iniciativa de virmos até aqui, é uma forma de registrarmos nossa gratidão, nosso reconhecimento à instituição e a cada membro homenageado que contribui com a nossa faculdade”, disse o professor Welder Queiroz.
Além do MPMT e do Ceaf, foram agraciados com a “Moção de Aplausos” o procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior, o procurador de Justiça e coordenador do Ceaf, Antonio Sergio Cordeiro Piedade, a subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Gestão, Anne Karine Louzich Hugueney Wiegert, o procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado e a promotora de Justiça Marcelle Rodrigues da Costa e Faria.
Aproximação - O “MPMT Sem Mistério”, projeto que integra o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do MPMT, tem como objetivo a aproximação e a ampliação do convívio de estudantes do curso de Direito com a instituição. Nos encontros, membros do Ministério Público compartilham suas experiências na carreira dentro do MP, proporcionando diálogos com os acadêmicos e difundindo o papel constitucional da instituição na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.
Últimas Notícias

Brasil deve colher safra recorde de 354,7 milhões de toneladas, aponta Conab

Força Tática prende suspeito de matar cachorro enforcado com auxílio do Vigia Mais MT

Dia D da vacinação ocorre neste sábado (18) em todo o país

Homem é executado dentro de casa por dupla armada

STF confirma legalidade da Lei da APA Rio Cuiabá e reforça liderança de Max Russi

Ataque a tiros deixa jovem ferido e levanta suspeita sobre uso de armamento da PM
Últimas Notícias

Brasil deve colher safra recorde de 354,7 milhões de toneladas, aponta Conab

Força Tática prende suspeito de matar cachorro enforcado com auxílio do Vigia Mais MT

Dia D da vacinação ocorre neste sábado (18) em todo o país

Homem é executado dentro de casa por dupla armada

STF confirma legalidade da Lei da APA Rio Cuiabá e reforça liderança de Max Russi

Ataque a tiros deixa jovem ferido e levanta suspeita sobre uso de armamento da PM