O principal canal de atendimento utilizado foi o formulário eletrônico de manifestação disponível no site, com 4.628 registros (62%). Em seguida estão os atendimentos por e-mail, 1.661 (22%), e por telefone, 557 (7%).
A maior parte das manifestações, aproximadamente 28%, veio de Cuiabá. Os demais municípios que mais demandaram o MPMT foram Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças e Cáceres.
“A Ouvidoria do Ministério Público de Mato Grosso é um canal direto de comunicação com a sociedade, responsável por receber, analisar e encaminhar reclamações, denúncias, críticas, sugestões, elogios, pedidos de informação e comentários. As manifestações são direcionadas às Promotorias de Justiça e, quando necessário, a outras instituições competentes. A nossa missão é atender às demandas da população e promover a transparência das ações realizadas, contribuindo para um trabalho mais eficiente e próximo da comunidade”, explica a ouvidora-geral do MPMT, procuradora de Justiça Eliana Cícero de Sá Maranhão Ayres.
Atendimento Itinerante - No ano de 2024 a Ouvidoria manteve a expansão das atividades por meio dos projetos Ouvidoria Itinerante e Interiorização da Ouvidoria Itinerante, visitando comunidades na capital e o interior do estado. Em Cuiabá, foram visitados os bairros Jardim Ubirajara e Jardim Liberdade. Em Várzea Grande, Capão do Pequi, Colinas Verdejantes e São Simão. Também receberam atendimento os municípios de Figueirópolis D’Oeste, Curvelândia, Itanhangá e Ipiranga do Norte.
Além disso, a equipe da Ouvidoria das Mulheres realizou atendimentos no “estúdio bolha” instalado no Pantanal Shopping, em Cuiabá, durante a campanha #JuntosPorElas, realizada no decorrer do mês de março. A Ouvidoria do MPMT também esteve presente no projeto Viva o Seu Bairro (VSB), do Grupo Gazeta de Comunicação, no bairro CPA I em julho; no 3º Mutirão Pop Rua Jud, realizado no ginásio Dom Aquino em outubro, bairro Porto; no Abrigo Bom Jesus de Cuiabá e na Associação Obra Social Seara de Luz, em dezembro.
Contato - A população mato-grossense pode acessar a Ouvidoria do MPMT pelo telefone 127 (custo de ligação local), pelo WhatsApp nos números (65) 99271-0792 | 99255-4681 | 99259-0913 | 99269-8113, aplicativo MP Online (disponível para os sistemas operacionais Android e iOS), e-mail (ouvidoria@mpmt.mp.br) e formulário eletrônico de manifestação (acesse aqui).
O atendimento presencial ocorre de forma itinerante, in loco, nos bairros e municípios ou na sede da Procuradoria-Geral de Justiça (Rua Procurador Professor Carlos Antônio de Almeida Melo, quadra 11, n° 237, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT), das 12h às 19h, de segunda à sexta-feira.