Conecte-se conosco

Judiciário

Ferramenta agiliza cobrança de dívidas no Brasil

Publicado às

em

 Ferramenta agiliza cobrança de dívidas no Brasil
Imagem: Divulgação / Reprodução

O SERP-Jud, Sistema Eletrônico de Registros Públicos para o Poder Judiciário, começou a ser utilizado nos tribunais brasileiros, prometendo revolucionar a recuperação de créditos ao integrar, em uma única plataforma, registros civis, imobiliários, de títulos, documentos e pessoas jurídicas. Lançada em 2024, a ferramenta começa agora a mostrar seu impacto, tornando mais eficientes as buscas judiciais por ativos de devedores e reduzindo significativamente os custos dos processos.


No início de janeiro deste ano, a juíza de Direito Luísa Tostes Escocard de Oliveira, da 2ª vara de Aparecida/SP, autorizou o pedido do time de Recuperação de Créditos do escritório Albuquerque Melo Advogados, para utilizar o sistema numa pesquisa de bens.


Embora o acesso ao sistema seja exclusivo para magistrados e órgãos da Administração Pública, advogados podem solicitar sua utilização mediante pedido judicial. "O SERP-Jud representa um avanço sem precedentes. Ele permite que, com apenas uma consulta, se obtenha informações de cartórios de todo o Brasil, algo que antes exigia diligências manuais e gastos elevados", explica Renata Belmonte, especialista e gestora das áreas de Prevenção de Litígios e Recuperação de Créditos do escritório.


Publicidade

Publicidade

Leia Também