Conecte-se conosco

Mundo

Intercâmbio: conheça as vantagens para a carreira ao optar por programas de internacionalização do ensino superior

Especialista do Centro Universitário Facens ressalta habilidades que são fortalecidas, com a experiência; estudantes relatam suas jornadas de conhecimento

Publicado às

em

 Intercâmbio: conheça as vantagens para a carreira ao optar por programas de internacionalização do ensino superior
Imagem: Divulgação / Reprodução

A internacionalização no ensino superior pode ser uma ferramenta essencial para a melhoria da qualidade educacional e para o desenvolvimento de cidadãos globais. Iniciativas que promovem a mobilidade acadêmica, a cooperação entre instituições e a troca cultural ampliam horizontes na vida profissional e pessoal e impactam diretamente a maneira como educadores, estudantes e pesquisadores enxergam o mundo.
 

Rosi Vieira, Head do Departamento de Relações Internacionais do Centro Universitário Facens, afirma que "a internacionalização é mais do que uma tendência, é uma necessidade para garantir a excelência acadêmica e desenvolver profissionais preparados para o mercado global. Promove uma perspectiva humanista, essencial para enfrentar desafios contemporâneos, como a sustentabilidade e os conflitos armados. Ela possibilita trocas multiculturais e promove a interdisciplinaridade em contextos diversos, fortalecendo a cidadania responsável".
 

A especialista ressalta ainda que estudos no exterior podem "garantir a ampliação de conhecimentos teóricos e técnicos (hard skills) em ambientes distintos da sua região. Já as vantagens profissionais destacam a aquisição de soft skills valorizados pelo mercado de trabalho, como comprometimento, responsabilidade, adaptabilidade, resolução de problemas, tomada de decisão, entre outras competências, além da proficiência em língua estrangeira e do aclamado networking".
 


Publicidade

Publicidade

Leia Também