Conecte-se conosco

Economia

Obras da Ferrovia Estadual MT batem recorde de contratações e movimentam economia local

Com quase 5 mil trabalhadores nas frentes de serviço, projeto ferroviário impulsiona a construção civil e reforça o saldo positivo do setor em Mato Grosso

Publicado às

em

Obras da Ferrovia Estadual MT batem recorde de contratações e movimentam economia local
Imagem: Carlos Reck

As obras da Ferrovia Estadual de Mato Grosso, lideradas pela Rumo Logística, atingiram em maio o maior pico de contratações previstas para 2025. Atualmente, cerca de 5 mil trabalhadores estão diretamente envolvidos nas frentes de serviço espalhadas por seis municípios das regiões sul e sudeste do estado, em um trecho de aproximadamente 160 km da primeira etapa do projeto.

A expansão do canteiro de obras tem sido um importante motor para o setor da construção civil, que, mesmo diante do desempenho negativo do mercado de trabalho formal em Mato Grosso no primeiro trimestre, se destacou como o segmento com o maior saldo positivo de vagas.

Enquanto o Brasil encerrou o trimestre com saldo de 71.500 novas vagas formais, Mato Grosso registrou uma perda de 3.544 postos — reflexo da forte redução na agropecuária com o fim da colheita da soja. Na contramão dessa tendência, a construção civil apresentou um saldo positivo de 1.914 novas contratações, superando inclusive o setor de serviços. Dentro desse segmento, as obras de infraestrutura como rodovias e ferrovias cresceram 11,61% em comparação ao trimestre anterior.


Publicidade

Publicidade

Leia Também