Conecte-se conosco
Publicidade Publicidade

Entenda por que cidade terá duas eleições para vereador em 2024

Publicado às

em

Entenda por que cidade terá duas eleições para vereador em 2024
Imagem: Divulgação / Reprodução

 

A cidade de Porto Real do Colégio, no interior de Alagoas, se prepara para realizar duas eleições para vereador neste ano. Após a cassação de todos os vereadores eleitos em 2020, uma eleição suplementar está marcada para este domingo, 9 de junho, enquanto os eleitores também voltarão às urnas em 6 de outubro.


A eleição suplementar é um procedimento da Justiça Eleitoral para preencher cargos que ficaram vagos devido a impedimentos como cassação de diploma ou perda de mandato. Os vereadores eleitos neste pleito complementar cumprirão apenas o restante do mandato vigente.


No calendário da Justiça Eleitoral, quatro cidades brasileiras terão eleições suplementares neste domingo, incluindo Porto Real do Colégio (AL). Nesse caso, os vereadores eleitos hoje, 9 de junho, não terão um novo mandato, já que estão completando o período que resta até o término dos mandatos originais, em 31 de dezembro de 2024.

 

A eleição municipal de 2024, marcada para 6 de outubro, elegerá vereadores para um novo mandato de quatro anos, com início em 1º de janeiro de 2025. Este pleito definirá os vereadores que representarão a cidade pelos próximos quatro anos.


A eleição para vereador de Porto Real do Colégio conta com 11 vagas e 21 candidatos. Mais de 18 mil eleitores estão aptos a votar neste domingo, 9 de junho, segundo informações do Fórum Eleitoral.

 

A necessidade da eleição suplementar surgiu após a cassação dos mandatos e diplomas de todos os vereadores de Porto Real do Colégio, devido à constatação de uso de candidaturas femininas fictícias por parte do MDB e do PP nas eleições municipais de 2020.


Para votar na eleição suplementar, os eleitores devem comparecer à seção eleitoral com documento oficial de identificação com foto e o título eleitoral, se possuírem. O uso de aparelhos eletrônicos é proibido dentro da cabina de votação.


Publicidade

Publicidade Publicidade

Leia Também