Conecte-se conosco

Brasil

Pesquisadores brasileiros desenvolvem embalagem sustentável feita de bagaço de cana para proteger equipamentos eletrônicos

Publicado às

em

Pesquisadores brasileiros desenvolvem embalagem sustentável feita de bagaço de cana para proteger equipamentos eletrônicos
Imagem: CNPEM/Divulgação

Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) desenvolveram uma embalagem antiestática sustentável feita a partir do bagaço da cana-de-açúcar e negro de fumo para proteção de dispositivos eletrônicos sensíveis. A inovação, batizada de criogel condutivo, pode revolucionar o mercado de embalagens para componentes eletrônicos, oferecendo uma alternativa ecológica às espumas plásticas derivadas de petróleo atualmente utilizadas.

Componentes eletrônicos como chips e semicondutores, presentes em praticamente todos os dispositivos do nosso cotidiano – de computadores e celulares a televisores e automóveis – necessitam de proteção especial contra descargas eletrostáticas durante o transporte e armazenamento. Até agora, essa proteção era majoritariamente feita com materiais plásticos convencionais, altamente poluentes.

O composto desenvolvido no Brasil é produzido a partir da celulose extraída de plantas e resíduos agroindustriais, como o bagaço de cana-de-açúcar, combinada com negro de fumo – um material obtido pela combustão incompleta de matéria vegetal ou produtos petrolíferos. O resultado é um material de origem predominantemente vegetal, que garante a segurança dos componentes eletrônicos sem comprometer o meio ambiente.


Publicidade

Publicidade

Leia Também