O site Melhor Escolha, referência em análise de qualidade de internet no Brasil, anuncia os vencedores da edição 2025 do Prêmio Melhor Escolha. Este reconhecimento anual destaca os provedores de internet banda larga fixa e móvel que se sobressaíram em desempenho, entregando velocidades superiores e uma experiência consistente para os consumidores ao longo de 2024.
"A velocidade e a qualidade da internet se tornaram essenciais no dia a dia das pessoas, especialmente no contexto de trabalho remoto, educação online e entretenimento via streaming. Nosso objetivo é reconhecer as empresas que estão à frente em inovação e qualidade de serviço, ao mesmo tempo, em que incentivamos a melhoria contínua no setor de telecomunicações no Brasil", explica Hadassa Rodrigues, gerente de Marketing do Melhor Escolha.
O selo de qualidade do Melhor Escolha destaca os provedores que se destacaram no Ranking Nacional e no Ranking Estadual, promovendo a competitividade no mercado e incentivando melhorias no setor. Além disso, a premiação oferece um guia confiável para consumidores que desejam contratar serviços de internet banda larga com base em dados técnicos e imparciais.
Os vencedores deste ano são:
- Melhor Internet Banda Larga Nacional: Vivo – 153 Mega
- Acre: Sem fronteiras — 127 Mega
- Alagoas: Vivo — 127 Mega
- Amazonas: Fiber Network — 175 Mega
- Amapá: Oi — 95 Mega
- Bahia: Claro — 130 Mega
- Ceará: Claro — 122 Mega
- Distrito Federal: Claro — 178 Mega
- Espírito Santo: Giga+ Fibra — 149 Mega
- Goiás: Vivo — 164 Mega
- Maranhão: Júpiter Internet — 117 Mega
- Minas Gerais: Algar Telecom — 156 Mega
- Mato Grosso do Sul: Via Parque — 152 Mega
- Mato Grosso: Amigo Internet — 189 Mega
- Pará: SEA Telecom — 119 Mega
- Paraíba: Oi — 119 Mega
- Pernambuco: DTEL — 147 Mega
- Piaui: Vivo — 130 Mega
- Paraná: Oi — 161 Mega
- Rio de Janeiro: Vivo — 168 Mega
- Rio Grande do Norte: Proxxima — 108 Mega
- Rondônia: SpeedTravel — 126 Mega
- Roraima: Oi — 93 Mega
- Rio Grande do Sul: Vivo — 152 Mega
- Santa Catarina: Oi — 154 Mega
- Sergipe: Claro — 136 Mega
- São Paulo: Desktop — 171 Mega
- Tocantins: Vivo — 177 Mega
- Melhor Internet Banda Larga Estadual:
Ranking mostra os avanços na Internet brasileira
A Vivo lidera o ranking nacional de velocidade média de internet, com 153 Mega, seguida pela Oi (144 Mega) e TIM (131 Mega). Em seguida, está a Claro com 126 Mega. A diferença entre a Vivo e o 5º lugar, Giga Mais Fibra (125 Mega), é de 28 Mega.
De 2023 a 2025, no Brasil, a velocidade média de smartphones cresceu de 69 Mega para 109 Mega, enquanto nos computadores subiu de 106 Mega para 151 Mega. A média nacional aumentou 55%, indo de 79 Mega para 123 Mega no período, acompanhando a expansão da fibra óptica.
Regionalmente, a Vivo lidera em sete estados, como Alagoas, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, enquanto a Claro domina em quatro, incluindo Bahia e Ceará. Entre os estados com maior velocidade, Mato Grosso tem 189 Mega (Amigo Internet), seguido pelo Distrito Federal (178 Mega, Claro) e Tocantins (177 Mega, Vivo). Roraima (93 Mega) e Amapá (95 Mega), atendidos pela Oi, têm as menores médias.
"Apesar dos avanços significativos na conectividade, principalmente impulsionados pela expansão da internet fibra óptica, ainda enfrentamos desigualdades regionais, como mostram os números de estados como Roraima e Amapá. Esses resultados reforçam a necessidade de investimentos contínuos para aproximar o Brasil dos padrões globais de alto desempenho, garantindo uma internet mais rápida e acessível para todos", analisa a executiva.
Metodologia da pesquisa
O Prêmio Melhor Escolha 2025 considera as operadoras com quantidade mínima de testes no período avaliado e dados oficiais de acessos da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Para o Ranking Nacional, é fundamental ter presença significativa no Brasil, com atuação nas cinco regiões do país. Já, para o Ranking Estadual e Municipal, a operadora precisava ter participação mínima de 1,5% no estado no período que antecede à publicação do prêmio e atingir 1,5% ou mais do total das amostras de testes no período de apuração.