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Ações do INSS para reduzir o número de pedidos que aguardam análise

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Ações do INSS para reduzir o número de pedidos que aguardam análise
Imagem: prodbdf – Via Flickr

O INSS e o Ministério da Previdência Social tomaram várias medidas para diminuir a fila de requerimentos. Isso inclui o pagamento sobre produtividade para servidores analisarem processos fora do expediente, os mutirões de atendimento nas agências e a adoção do Atestmed.    

O Atestmed permite que as pessoas enviem atestados médicos pelo aplicativo ou site Meu INSS para obter o benefício por incapacidade temporária (anteriormente chamado de auxílio-doença) por até 180 dias, tudo de forma remota.    

Desde o final do mês de setembro, o INSS começou a ligar para as pessoas que estão esperando há mais de 45 dias por uma perícia médica para conceder o benefício por incapacidade temporária através do Atestmed. Quando o INSS ligar, o número (11) 2135-0135 aparecerá na tela do telefone. A ação abrangerá todo o país.   

Aqui em Mato Grosso as agências de Alta Floresta e Colíder vão realizar mutirões de 9 a 14 de outubro para antecipação de perícias médicas, agora de forma presencial. Para antecipar o atendimento o cidadão deverá ligar no 135 ou fazer o agendamento pelo aplicativo ou site Meu INSS. Serão mais de 400 atendimentos só na próxima semana. 

As agências de Tangará da Serra, Várzea Grande e Cuiabá-Centro também estarão realizando mutirões ao longo do mês, porém as agências que ligarão para as pessoas com maior tempo de espera por perícia com o objetivo de antecipá-las.  

É essencial manter o cadastro no INSS sempre atualizado para não perder nenhuma ligação, seja da antecipação por Atestmed, quanto da perícia presencial nas agências que estão entrando em contato com o cidadão. 

Os mutirões também fazem parte dos esforços extras nas agências. Na ação são atendidas perícias médicas para conclusão do Benefício por Incapacidade Temporária (antigo auxílio-doença) e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), para pessoa com deficiência.     

É importante mencionar que o INSS não entra em contato para solicitar documentos, fotos para verificação facial, informações bancárias ou senhas. O instituto apenas liga para antecipar o atendimento, remarcar consultas, fornecer informações sobre pedidos, entre outros serviços. Além disso, o INSS é quem fornece as informações necessárias para confirmação da identidade do cidadão.


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