Conecte-se conosco

Saúde

Câncer de pâncreas: entenda a doença que levou Edu Guedes à cirurgia

Silencioso e letal, esse tipo de câncer é um dos mais agressivos entre os tumores sólidos. Saiba quais são os sintomas, fatores de risco e os tratamentos disponíveis.

Publicado às

em

Câncer de pâncreas: entenda a doença que levou Edu Guedes à cirurgia
Imagem: Freepik

O chef de cozinha e apresentador Edu Guedes, de 50 anos, passou por uma cirurgia no último sábado (5), em São Paulo, para retirada de um tumor no pâncreas. O diagnóstico veio após uma crise renal que o levou a realizar exames mais detalhados. O caso reacendeu o alerta sobre um tipo de câncer que, embora raro, é extremamente agressivo e costuma ser detectado tardiamente.

Segundo especialistas, o câncer de pâncreas representa apenas 3% dos tumores sólidos, mas está entre os mais letais. “Apesar de não ser tão frequente, o prognóstico costuma ser ruim”, explica o oncologista Stephen Stefani, do grupo Oncoclínicas.

O que é o câncer de pâncreas?

Localizado na parte superior do abdômen, atrás do estômago, o pâncreas tem funções fundamentais no corpo: ele produz hormônios como a insulina e enzimas digestivas. O câncer no órgão surge quando as células pancreáticas sofrem mutações e passam a se multiplicar de forma descontrolada, muitas vezes atingindo outros órgãos — processo conhecido como metástase.


Publicidade

Publicidade

Leia Também