Conecte-se conosco

Saúde

Dia Internacional da Tireoide: cuidados essenciais para a saúde da mulher

Distúrbios da tireoide, como hipotireoidismo, hipertireoidismo e Tireoidite de Hashimoto, podem afetar o ciclo menstrual, a ovulação e aumentar os riscos durante a gravidez

Publicado às

em

Dia Internacional da Tireoide: cuidados essenciais para a saúde da mulher
Imagem: stefamerpik/Freepik

O dia 25 de maio é dedicado ao Dia Internacional da Tireoide, uma data importante para conscientizar sobre os problemas relacionados a essa glândula vital, responsável por regular funções essenciais em órgãos como o coração, cérebro, fígado e rins.

Alterações na produção dos hormônios tireoidianos T3 e T4, tanto em excesso (hipertireoidismo) quanto em falta (hipotireoidismo), podem prejudicar a fertilidade feminina, interferindo no desenvolvimento dos óvulos e no ciclo menstrual, desde a ovulação até a gestação. Essas condições podem também aumentar o risco de abortos espontâneos.

De acordo com o diretor médico do Centro de Reprodução Humana da Clínica Fertipraxis, no Rio de Janeiro, Dr. Marcelo Marinho, o aumento do hormônio TSH (hormônio estimulante da tireoide) pode elevar os níveis de prolactina, outro hormônio que, quando em excesso, pode causar irregularidades menstruais, períodos de amenorreia (ausência da menstruação) e dificultar a concepção.


Publicidade

Publicidade

Leia Também