Conecte-se conosco

Saúde

Anvisa amplia fiscalização de agrotóxicos em alimentos com novo ciclo de monitoramento

Coletas serão realizadas em 27 unidades da federação até o fim de 2025

Publicado às

em

Anvisa amplia fiscalização de agrotóxicos em alimentos com novo ciclo de monitoramento
Imagem: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu início, neste mês, a um novo ciclo do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, que vai até dezembro de 2025. A iniciativa, em parceria com estados, municípios e o Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais, inclui a coleta de 3.505 amostras de 13 tipos de alimentos, entre eles abacaxi, amendoim, batata, brócolis, café (em pó), feijão, laranja, mandioca (farinha), maracujá, morango, quiabo, repolho e trigo (farinha).

As amostras serão coletadas em locais onde a população costuma comprar alimentos frescos, como supermercados e sacolões, espalhados pelo Distrito Federal e 26 estados brasileiros, incluindo Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Este é o terceiro ciclo do Plano Plurianual 2023-2025, que prevê o monitoramento de 36 alimentos que representam cerca de 80% do consumo nacional de produtos vegetais, segundo a Anvisa. A escolha dos alimentos analisados é baseada na dieta básica dos brasileiros, conforme dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Publicidade

Publicidade

Leia Também