Conecte-se conosco

Saúde

Usuários da PrEP passam a ter acesso à vacina contra hepatite A no SUS

Publicado às

em

Usuários da PrEP passam a ter acesso à vacina contra hepatite A no SUS
Imagem: Rodrigo Nunes/MS

O Ministério da Saúde anunciou a ampliação da oferta de vacinação contra hepatite A, que agora passará a incluir os usuários da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), medicação utilizada na prevenção do HIV. A medida visa controlar surtos da doença na população adulta e responde a uma importante mudança no perfil epidemiológico da hepatite A no Brasil, após a bem-sucedida campanha de vacinação infantil que reduziu em mais de 95% os casos nesse público.

"A partir do momento que garantimos no SUS, em 2014, a ampla vacinação do público infantil, que era o público com maior risco de ter Hepatite A, a doença passou a ter uma concentração no público adulto. Os surtos descritos no país, com características semelhantes, apontam para a importância de expandir a vacinação para o público que utiliza a PrEP", explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. "Isso também tem um impacto na gravidade da doença, pois os casos graves acontecem, em geral, em adultos. Com esta ampliação, vamos conseguir reduzir os riscos de internação, casos graves e óbitos por Hepatite A no SUS, protegendo a população", acrescentou.

A estratégia estabelece como meta imunizar 80% dos mais de 120,7 mil usuários que atualmente recebem a PrEP pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O esquema vacinal contempla duas doses, com intervalo de seis meses entre elas, proporcionando proteção duradoura. Para receber a imunização, os pacientes deverão apresentar a receita da PrEP, e os locais de vacinação serão informados pelos serviços de referência onde são atendidos para receber os medicamentos.


Publicidade

Publicidade

Leia Também