Conecte-se conosco

Saúde

Filme e Iniciativa Educacional Expõem Racismo na Saúde

Curta "Corpo Negro" retrata a indiferença no atendimento médico

Publicado às

em

Filme e Iniciativa Educacional Expõem Racismo na Saúde
Imagem: Imagens/TV Brasil

Atraso no diagnóstico, erros médicos e dificuldades no acesso a exames são desafios frequentes enfrentados por pessoas negras no sistema de saúde. Para lançar luz sobre essa realidade, o curta-metragem Corpo Negro estreou na última terça-feira (1º), com uma exibição seguida de debate no Cinema Estação, no Shopping da Gávea, Rio de Janeiro. Disponível online, o filme retrata a jornada de um homem negro lidando com a negligência de profissionais de saúde.

Dirigido por Nany Oliveira, o curta integra o projeto Mediversidade, uma iniciativa dos braços sociais de dois grupos do setor educacional: o Instituto de Educação Médica (Idomed) e o Instituto Yduqs. O projeto busca promover um ensino mais inclusivo e prevê a implementação de diversas medidas em instituições como Estácio, Ibmec, Damásio, Faculdade de Medicina de Açailândia (Fameac) e Faculdade Pan Amazônica (Fapan).

Estudos evidenciam desigualdade racial na saúde

Pesquisas já demonstraram a disparidade racial no atendimento médico. Em 2018, um estudo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) apontou que mulheres negras tinham o dobro de chances de receber um diagnóstico tardio de câncer de mama em comparação com mulheres brancas. Os dados foram publicados na Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.


Publicidade

Publicidade

Leia Também