Conecte-se conosco

Saúde

OMS alerta: cigarro eletrônico impulsiona vício precoce em jovens

Relatório aponta que vapes estão sendo usados como estratégia da indústria para atrair adolescentes e podem comprometer avanços históricos contra o tabagismo.

Publicado às

em

OMS alerta: cigarro eletrônico impulsiona vício precoce em jovens
Imagem: Divulgação / Reprodução

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta na segunda-feira (6) sobre o crescimento acelerado do consumo de cigarros eletrônicos em todo o mundo. O documento classifica como “alarmante” a adesão de adolescentes aos vapes e denuncia estratégias agressivas da indústria para conquistar esse público.

De acordo com a entidade, crianças e adolescentes têm até nove vezes mais probabilidade de utilizar os dispositivos do que adultos. A OMS afirma que a indústria do tabaco vende a ideia de que os cigarros eletrônicos representam menor risco à saúde, enquanto, na prática, estimulam o vício em nicotina em faixas etárias cada vez mais jovens.

Crescimento global

Pela primeira vez, a OMS apresentou uma estimativa mundial sobre o uso de vapes: mais de 100 milhões de pessoas já utilizam os dispositivos. Entre eles, cerca de 86 milhões são adultos — concentrados em países de maior renda — e aproximadamente 15 milhões são adolescentes de 13 a 15 anos.


Publicidade

Publicidade

Leia Também