A Campanha Nacional de Multivacinação foi iniciada nesta segunda-feira (6) em todo o país e seguirá até o dia 31 de outubro. Crianças e adolescentes de até 15 anos poderão atualizar a caderneta de vacinação com todas as doses previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025.
De acordo com o Ministério da Saúde, para este mês foram distribuídas mais de 6,8 milhões de doses de vacinas, além do repasse de R$ 150 milhões para apoiar estados e municípios na execução das ações locais.
Foco na proteção infantil
Durante o lançamento da campanha, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou a importância da imunização como ferramenta essencial para o controle de doenças que já foram responsáveis por graves surtos no Brasil.
“Quero relembrar aos pais e mães que só não tivemos paralisia infantil, meningite e outras doenças graves porque, no passado, houve muito esforço para garantir a vacinação, mesmo em condições muito mais difíceis que as de hoje”, destacou.
Vacinas ofertadas
Estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) as seguintes vacinas:
-
BCG
-
Hepatite B
-
Penta (DTP/Hib/HB)
-
Poliomielite inativada
-
Rotavírus
-
Pneumocócica 10 valente (conjugada)
-
Meningocócica C e ACWY (conjugadas)
-
Influenza
-
Covid-19
-
Febre amarela
-
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
-
Varicela
-
DTP
-
Hepatite A
-
HPV
Estratégias digitais e alcance nacional
Para ampliar a adesão, o Ministério da Saúde fará convocações pelo aplicativo Meu SUS Digital, com expectativa de alcançar até 40 milhões de usuários. No ambiente virtual, é possível acessar a Caderneta Digital de Saúde da Criança, acompanhar a situação vacinal em tempo real e receber notificações sobre as próximas doses.
Cobertura vacinal em crescimento
O ministério avalia que a campanha é parte de um processo de recuperação das taxas de vacinação no Brasil. Entre 2022 e 2024, houve crescimento de 17% na cobertura contra a poliomielite em crianças menores de dois anos e aumento de 40% na aplicação da tríplice viral.
Diante do aumento de casos de sarampo na América do Norte, o Brasil também reforçará a vacinação contra a doença em todas as faixas etárias, com doses disponíveis para pessoas de 12 meses a 59 anos.
Dia D de mobilização
No próximo 18 de outubro, ocorrerá o Dia D da campanha, quando postos de saúde de todo o país terão horário especial de atendimento para garantir maior cobertura vacinal.
“Todos os dias são dias de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde, mas o Dia D será uma oportunidade estratégica para intensificar a proteção das nossas crianças”, finalizou o ministro.