Conecte-se conosco

Saúde

Vacina contra bronquiolite será oferecida no SUS a partir de novembro

Imunizante da Pfizer, produzido em parceria com o Instituto Butantan, deve proteger gestantes e recém-nascidos. Em 2025, casos da doença em bebês cresceram 52% no país.

Publicado às

em

Vacina contra bronquiolite será oferecida no SUS a partir de novembro
Imagem: Freepik

O Brasil se prepara para uma nova etapa na proteção infantil: a partir de novembro, o Sistema Único de Saúde (SUS) vai oferecer a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), responsável por até 80% dos casos de bronquiolite e por 60% das pneumonias em crianças menores de dois anos. A imunização será voltada a gestantes, entre a 28ª semana e o fim da gravidez, permitindo a transferência de anticorpos da mãe para o bebê.

A medida chega em um momento de alerta. Apenas em 2025, o país já registrou aumento de 52% nos casos da doença em crianças de até dois anos, segundo a Fiocruz. Entre janeiro e 6 de setembro, foram notificados 33.485 casos de VSR, contra 22.046 no mesmo período de 2024.

Avanço da doença e riscos para bebês

O VSR circula principalmente no inverno e provoca complicações como bronquiolite, bronquite e pneumonia. Dados do Ministério da Saúde mostram que, entre 2018 e 2024, mais de 83 mil bebês prematuros precisaram de internação no país devido a infecções associadas ao vírus.


Publicidade

Publicidade

Leia Também