Conecte-se conosco

Saúde

Saúde de Cuiabá alerta para avanço da esporotricose entre humanos e animais

Cidade já soma sete casos humanos e 21 notificações em animais em 2025

Publicado às

em

Saúde de Cuiabá alerta para avanço da esporotricose entre humanos e animais
Imagem: Davi Valle

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) da Vigilância Sanitária, emitiu um alerta sobre o aumento preocupante de casos de esporotricose na capital. A micose, causada por fungos do gênero Sporothrix, atinge principalmente gatos e cães, mas também pode ser transmitida aos seres humanos. Os dados de 2025 já superam os registros do ano anterior e apontam para a necessidade de intensificação das medidas preventivas.

Segundo levantamento do CIEVS, já foram confirmados, em 2025, cinco casos da doença em moradores de Cuiabá e outros dois em pessoas não residentes. Em 2024, não houve nenhuma ocorrência de esporotricose em humanos na capital. Entre os animais, o cenário também é preocupante: 21 notificações foram registradas neste ano, das quais 10 já confirmadas e 11 ainda em investigação. No ano passado, foram apenas cinco casos confirmados, sendo quatro em gatos e um em um cão.

A esporotricose é uma infecção fúngica que pode causar lesões sérias na pele e, se não tratada, pode se espalhar para articulações e órgãos internos. A transmissão para humanos ocorre principalmente por meio de mordidas, arranhões ou secreções de gatos infectados. Os sintomas em pessoas incluem lesões avermelhadas, feridas ou caroços na pele, que podem evoluir para quadros mais graves, com febre e inflamações disseminadas.


Publicidade

Publicidade

Leia Também