Conecte-se conosco

Saúde

Planos de saúde poderão quitar dívidas com o SUS por meio de atendimentos na rede privada

Nova medida do governo federal busca ampliar o acesso a especialistas em regiões com maior carência

Publicado às

em

Planos de saúde poderão quitar dívidas com o SUS por meio de atendimentos na rede privada
Imagem: João Risi/MS

Planos de saúde que possuem dívidas com o Sistema Único de Saúde (SUS) poderão agora abater esses valores oferecendo atendimentos diretos a pacientes da rede pública. A iniciativa faz parte do programa Agora Tem Especialistas e foi anunciada nesta segunda-feira (28) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao lado do advogado-geral da União, Jorge Messias, e da presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Carla Soares.

A proposta visa reduzir filas e ampliar o acesso a consultas, exames e cirurgias em especialidades que apresentam maior demanda reprimida, como oncologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, cardiologia e ginecologia. A expectativa é que os atendimentos comecem já em agosto, utilizando a estrutura da rede privada de saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, os estados e municípios também terão papel ativo, apontando as especialidades mais necessárias em suas regiões. Estima-se que até R$ 750 milhões em débitos das operadoras possam ser convertidos em procedimentos médicos.


Publicidade

Publicidade

Leia Também