Conecte-se conosco

Saúde

SUS ampliará tratamento da endometriose com novas opções hormonais a partir de 2025

Medida pode beneficiar milhares de brasileiras que convivem com dores crônicas e dificuldade para engravidar, reforçando o acesso ao diagnóstico e ao cuidado integral.

Publicado às

em

SUS ampliará tratamento da endometriose com novas opções hormonais a partir de 2025
Imagem: Adobe Stock

Duas novas terapias hormonais para o tratamento da endometriose serão ofertadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) até o primeiro semestre de 2025. Trata-se do DIU com levonorgestrel (DIU-LNG) e do desogestrel, que atuam inibindo o crescimento do tecido endometrial fora do útero.

As portarias que autorizam a incorporação dos medicamentos foram publicadas nos dias 29 e 30 de maio. A partir dessas datas, o SUS tem até 180 dias para organizar a logística de distribuição e prescrição dos tratamentos em todo o país.

O que é a endometriose?

A endometriose é uma doença inflamatória crônica causada pelo crescimento de tecido semelhante ao endométrio — que normalmente reveste o interior do útero — em outras partes do corpo, como ovários, trompas, intestino, bexiga e até nos pulmões. Esse tecido, mesmo fora do útero, responde às oscilações hormonais do ciclo menstrual, o que provoca dores intensas, inflamações e, em muitos casos, infertilidade.


Publicidade

Publicidade

Leia Também