O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), reuniu-se nesta segunda-feira (4) com o embaixador do Brasil em Abu Dhabi, Sidney Romeiro, para discutir relações comerciais voltadas ao agronegócio mato-grossense. O encontro faz parte da agenda internacional que o governador vem cumprindo desde a semana passada.
Durante a reunião, o embaixador Sidney Romeiro destacou o modelo de desenvolvimento dos Emirados Árabes Unidos, ressaltando que apenas 20% da economia do país depende do petróleo, com significativos investimentos em áreas estratégicas como inteligência artificial. Romeiro também enfatizou a relevância do Brasil para a segurança alimentar global, com destaque especial para Mato Grosso.
"Eles se preocupam muito com isso. E eu sempre digo a eles que o Brasil é uma federação, então há estados que não vão muito bem, mas há outros que estão de vento em popa, como é o caso de Mato Grosso: um estado forte, com segurança jurídica e um potencial enorme para o agronegócio", afirmou o embaixador.
Potencial do Estado
O governador Mauro Mendes apresentou dados impressionantes sobre o desenvolvimento do estado, especialmente no setor de biocombustíveis. "Mato Grosso é um gigante do agronegócio brasileiro, e essa força se reflete em números expressivos. Em apenas seis anos, nos tornamos o segundo maior produtor de etanol em geral do país e o maior produtor de etanol de milho", destacou.
Mendes também ressaltou a capacidade do estado de dobrar sua produção sem comprometer o meio ambiente. "Nosso estado é líder no agronegócio, com produção robusta de carne, milho, soja, algodão, gergelim e etanol de milho. Nosso principal mercado é a China, e queremos ampliar nossa presença global. Podemos dobrar a produção sem desmatar, investindo em tecnologias como conversão de pastagens, genética, fertilizantes e irrigação", explicou.
Investimentos em Infraestrutura
O governador enfatizou os importantes investimentos em infraestrutura realizados nos últimos anos. "Nós estamos investindo em infraestrutura e tecnologia para aumentar nossa produção e garantir a segurança alimentar. Já são mais de 6 mil km de novas estradas, e as duas maiores obras de infraestrutura do Brasil estão aqui: a ferrovia da Rumo e a BR-163, que o Governo de Mato Grosso assumiu para garantir a qualidade da obra", destacou.
Como terceiro maior estado brasileiro em território e detentor do segundo maior PIB do país, Mato Grosso tem se mostrado um exemplo de desenvolvimento sustentável com potencial significativo para crescimento futuro, segundo o governador. O estado, que abriga três biomas distintos, continua investindo em tecnologia e infraestrutura para expandir sua produção de forma responsável.