Conecte-se conosco

Agronegócio

Exportações de milho avançam em setembro e importações surpreendem com alta acima dos últimos anos

Brasil já embarcou mais milho que soja nas duas primeiras semanas do mês, enquanto a demanda interna por carnes e etanol mantém ritmo firme e impulsiona compras externas do cereal.

Publicado às

em

Exportações de milho avançam em setembro e importações surpreendem com alta acima dos últimos anos
Imagem: Cláudio Neves/APPA

As exportações brasileiras de milho registraram avanço em setembro, repetindo o desempenho observado no mesmo período do ano passado. Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) revelam que a movimentação foi puxada não apenas pela demanda externa, mas também pelo fortalecimento do consumo interno voltado à produção de carnes e etanol.

Segundo o diretor do Canal Rural Sul, Giovani Ferreira, até a segunda semana de setembro o milho superou a soja em volume embarcado: foram 3 milhões de toneladas contra 2,7 milhões de toneladas do grão oleaginoso. “Esse movimento é natural. O milho está compensando o atraso acumulado nos últimos meses, quando a soja predominou”, explicou.

De janeiro a setembro, nos últimos cinco anos, o Brasil oscilou entre 18,8 milhões e 24,3 milhões de toneladas exportadas de milho. Ferreira avalia que os números de 2025 devem se aproximar do patamar do ano passado, que fechou setembro em 24,3 milhões de toneladas.


Publicidade

Publicidade

Leia Também