O Cuiabá começa neste domingo (6) a sua caminhada na Série B do Campeonato Brasileiro. O time enfrenta o Volta Redonda às 18h (horário de Cuiabá), no estádio Raulino de Oliveira, no interior do Rio de Janeiro. O adversário, que conquistou o acesso em 2023, volta à segunda divisão após 26 anos.
Após quatro temporadas seguidas na elite, o Dourado busca retornar à Série A e aposta no técnico Guto Ferreira para liderar essa missão. O treinador tem no currículo quatro acessos à primeira divisão, o que reforça a confiança da diretoria auriverde.
Para a estreia, o time terá três desfalques: o zagueiro Alan Empereur e o atacante Edu, que seguem em processo de readaptação física em Cuiabá, e o atacante Asad, ainda se recuperando de lesão no ligamento cruzado anterior.
O Dourado já disputou a Série B em duas ocasiões: foi oitavo colocado em 2019 e terminou em quarto lugar em 2020, garantindo seu inédito acesso à elite do futebol nacional.
A preparação final foi realizada no CT do Vasco da Gama, no Rio, na manhã deste sábado. Depois da atividade, a delegação seguiu viagem até Volta Redonda. Experiente na competição, o lateral Sander destacou a importância de começar com o pé direito.
— A Série B é uma competição longa e muito disputada. Estrear com vitória é essencial, assim como manter uma regularidade ao longo da temporada. Temos um elenco forte e qualificado para brigar até o fim pelo acesso — afirmou.
Arbitragem
Árbitro: Emerson Ricardo Andrade (BA)
Assistente 1: Daniella Coutinho Pinto (BA)
Assistente 2: Elicarlos Franco de Oliveira (BA)
Quarto Árbitro: Tarcizo Pinheiro Caetano (RJ)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Desfalques
Alan Empereur – Readaptação física
Edu – Readaptação física
Asad – Lesão no ligamento cruzado anterior
Pendurados
Nenhum jogador
Histórico do confronto
Jogos: 2
Vitórias do Cuiabá: 1
Vitórias do Volta Redonda: 1
Empates: 0
Gols do Cuiabá: 3
Gols do Volta Redonda: 3
Números e curiosidades do Dourado
Essa é a terceira participação do Cuiabá na Série B. Em 2019, terminou em 8º lugar. Em 2020, ficou em 4º e conquistou o acesso.
Total de jogos na Série B: 76, com 30 vitórias, 23 empates e 23 derrotas. Aproveitamento de 50%.
Os dois confrontos entre Cuiabá e Volta Redonda aconteceram na Série C de 2018, com uma vitória para cada lado (ambas por 3 a 0).
Sob o comando de Guto Ferreira, o Dourado tem 5 partidas disputadas: 4 vitórias e 1 derrota.
Em 2025, o Cuiabá já disputou 13 jogos, com 7 vitórias, 5 empates e apenas 1 derrota. Marcou 23 gols e sofreu 7.
Mateus Pasinato e Lucas Cardoso são os atletas com mais partidas na temporada (13 cada).
Derik Lacerda é o artilheiro do time em 2025, com 6 gols. Já Ruan de Oliveira lidera em assistências, com 4 passes para gol.
O clube soma 13 títulos Mato-grossenses em seus 22 anos de história, sendo 10 conquistas nos últimos 12 anos.
As campanhas de 2018, 2019, 2021, 2023 e 2024 foram invictas no estadual.