As atletas mato-grossenses Caroline Santos e Jhennifer Pires, ambas de Água Boa (município localizado a 640 km de Cuiabá), conquistaram o título de campeãs em suas respectivas categorias no Grand Slam de Taekwondo, realizado no Rio de Janeiro entre os dias 19 e 23 de fevereiro. Com os expressivos resultados, as esportistas garantiram vaga na Seleção Brasileira de Taekwondo, que representará o país nas principais competições internacionais da temporada 2025, incluindo o Campeonato Pan-Americano e o Mundial da modalidade.
O Grand Slam, promovido pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), reuniu atletas de todo o Brasil que buscavam uma posição na seleção nacional. A competição é considerada uma das mais importantes do calendário nacional da modalidade.
Caroline Gomes dos Santos, que é beneficiada com a Bolsa Atleta Internacional do programa Olimpus MT do Governo de Mato Grosso, sagrou-se campeã na categoria adulto até 62 kg. A atleta de Água Boa já representou o Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024, consolidando sua trajetória de destaque no cenário internacional do taekwondo.
Já a jovem Jhennifer Pires, de apenas 17 anos, conquistou o título na categoria juvenil até 49 kg. Atendida com a Bolsa Atleta Nacional do programa Olimpus MT, a esportista também foi campeã brasileira de Taekwondo nos Jogos da Juventude organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) no final de 2024.
As duas campeãs integram a Associação Furyo de Água Boa e são treinadas pelo mestre Euzébio Pereira Gomes. Além de técnico, Euzébio é primo e responsável pela formação esportiva de Caroline, e treina Jhennifer há cinco anos.
"Tenho muito orgulho das duas. A Jhennifer é uma menina dedicada e treinamos muito para chegar aonde estamos. E a Carol sempre foi talentosa e tudo que ela conquistou é porque nunca desistiu de seus sonhos", declarou o treinador.
Euzébio destacou ainda que as conquistas e a evolução do esporte mato-grossense são também resultados dos investimentos realizados pelo Governo de Mato Grosso através do programa Olimpus MT, executado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
"O Olimpus está mudando a vida dos atletas de Mato Grosso. Esse benefício facilita muito a participação de todos em eventos nacionais e internacionais, inclusive, para nós treinadores com a Bolsa Técnico. Só tenho a agradecer à Secel, ao secretário David e a toda equipe que sempre nos ajuda de braços abertos", concluiu o treinador.
O programa Olimpus MT tem sido fundamental para o desenvolvimento do esporte de alto rendimento no estado, oferecendo suporte financeiro que permite aos atletas e técnicos participarem de competições importantes e aprimorarem seu desempenho.