Conecte-se conosco
Publicidade Publicidade

Presidente da Federação Peruana de Futebol é preso em operação contra corrupção

Publicado às

em

Presidente da Federação Peruana de Futebol é preso em operação contra corrupção
Imagem: Jhonel RODRIGUEZ / ANDINA / AFP

O futebol peruano foi abalado na madrugada desta quinta-feira (7/11) por um grave escândalo de corrupção. Agustín Lozano, presidente da Federação Peruana de Futebol (FPF), foi detido junto com outras 11 pessoas em uma operação que investiga fraude administrativa e lavagem de dinheiro.

 

Lozano é apontado como líder da organização criminosa denominado "Los Galácticos", que está sob investigação do Ministério Público do Peru por suspeita de desvios de fundos administrativos da FPF, favorecimento a clubes e irregularidades no sistema de venda de ingressos para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022.

 

Entre os detidos também está Joel Raffo, presidente do tradicional clube Sporting Cristal. A operação mobilizou mais de 300 oficiais em várias localidades do país, incluindo a capital Lima.

 

Prisão preventiva

O presidente da FPF recebeu ordem de prisão preventiva de 15 dias. Segundo as autoridades locais, existem provas consistentes do envolvimento de Lozano no esquema de corrupção e lavagem de dinheiro. As investigações sobre o caso já se estendem por mais de um ano.

 

Caso seja considerado acusado das acusações, o mandatário poderá enfrentar uma pena superior a 20 anos de prisão. O Ministério Público continua as investigações para apurar a extensão do esquema e o possível envolvimento de outros dirigentes do futebol peruano.


Publicidade

Publicidade Publicidade

Leia Também