A sensação de acelerar no traçado do Autódromo Internacional de Mato Grosso, com a vista imponente das escarpas da Chapada dos Guimarães ao fundo, é comparada a decolagem rumo a outro cenário. A reportagem de A Gazeta esteve no local na última sexta-feira (31) e constatou o ritmo intenso das obras, que seguem um cronograma apertado a apenas duas semanas da inauguração oficial. O circuito recebe, no dia 15, a 10ª etapa da Stock Car, o Brasileiro de Turismo e a TCR, incluindo a primeira corrida noturna do país.
Das 128 torres metálicas previstas para iluminar o circuito, quase todas já estão instaladas, totalizando cerca de 768 refletores. A previsão é que, no momento da leitura desta reportagem, a etapa já esteja concluída.
Enquanto isso, outro grupo de profissionais finaliza a aplicação das zebras, que terão as cores da bandeira de Mato Grosso – azul e amarelo. A equipe também trabalha com dois tipos de gramas: placas convencionais nas áreas de entorno e grama líquida nos setores de escape, tecnologia que ajuda na segurança dos carros, além de apresentar crescimento mais rápido.
No trecho principal da pista, que tem 4.500 metros e 13 curvas, cerca de 70% das grades do pit-lane – área onde ficam chefes de equipes e serviços de boxes – já foram montadas. O circuito também está completamente contornado por guard-rails. A maior surpresa tem sido a agilidade na instalação das torres de iluminação, feitas com guindastes tipo munck.
O pavimento também chama atenção: o asfalto já está finalizado, utilizando polímero SBS (Estireno-Butadieno-Estireno), material pouco comum até mesmo em autódromos internacionais, com alta elasticidade e resistência. O binder aplicado é um tipo de CBUQ, adequado para camada de ligação.
As arquibancadas para 25 mil torcedores estão na etapa final, e em seguida começam a ser instalados camarotes, paddock da Vicar e boxes de equipes. A corrida contra o tempo coloca o Parque Novo Mato Grosso na liderança dessa reta final.
Expectativa por ingressos
A inauguração, marcada para o próximo dia 15, deve atrair grande público e nomes lendários do automobilismo, como Rubens Barrichello, Felipe Massa, Nelson Piquet Jr. e Hélio Castro Neves. A expectativa é de recorde na Stock Car, que terá a prova principal à noite.
O governador Mauro Mendes já declarou que a entrada será gratuita para até 25 mil pessoas. Porém, ainda não há definição sobre a forma de retirada dos ingressos. A tendência é que seja divulgado um link para cadastro e emissão digital. A indefinição tem gerado ansiedade entre os fãs.
Agenda cheia antes mesmo da estreia
Mesmo antes de ser inaugurado, o autódromo já praticamente fechou o calendário para 2026. Segundo o piloto Reck Júnior, que hoje integra a gestão do circuito, ao menos seis corridas de diferentes categorias estão confirmadas para a próxima temporada.
Além de duas etapas da Stock Car, são previstas provas da Nascar Brasil, Porsche Cup, Fórmula Truck, Stock Light, Turismo, Arrancada, Moto GP, além de competições regionais.
Com o número limitado de pistas no Brasil, o novo autódromo de Cuiabá já desponta como um dos principais palcos do automobilismo nacional.
“Será um ano muito movimentado, sem dúvida. Teremos uma série de grandes eventos”, afirma Reck Júnior.