A Seleção Brasileira Sub-20 já tem sua lista de convocados para a Copa do Mundo da categoria, que será disputada entre os dias 27 de setembro e 20 de outubro, no Chile. O técnico Ramon Menezes anunciou, pelo site oficial da CBF, um grupo de 21 jogadores que chama atenção mais pelas ausências do que por nomes de grande destaque.
Entre os convocados, os destaques vão para Pedrinho e Wesley, revelados pelo Corinthians e atualmente no Zenit e no Al Nassr, respectivamente. Por não se tratar de uma Data Fifa, os clubes não têm obrigação de liberar os atletas, o que explica a ausência de várias estrelas da geração.
Jogadores como Endrick, Estêvão e Vitor Roque, mesmo com idade para a competição, não foram convocados devido às carreiras consolidadas na Europa ou à prioridade dos clubes. Outros jovens, como Rayan, do Vasco, demonstraram interesse, mas também não receberam liberação de seus clubes.
Entre os times nacionais, Palmeiras e Cruzeiro foram os que mais colaboraram, com quatro jogadores cada, enquanto o grupo conta ainda com seis atletas que atuam fora do país.
Preparação curta e estreia desafiadora
A Seleção terá apenas dois treinos de preparação na Granja Comary, em Teresópolis, antes do embarque para Santiago, sede de todos os jogos da primeira fase.
O Brasil está no Grupo C, considerado “grupo da morte”, ao lado de Espanha, Marrocos e México. A estreia será diante dos mexicanos, no dia 28 de setembro, às 21h (horário de Brasília), seguida pelo confronto com o Marrocos, dia 1º de outubro, e o encerramento da fase inicial contra a Espanha, dia 4 de outubro, às 18h. Todos os jogos ocorrerão no Estádio Nacional de Santiago.
Os dois primeiros de cada grupo, além dos quatro melhores terceiros, avançam para as oitavas de final. O Brasil é pentacampeão mundial Sub-20, mas não conquista o título desde 2011, quando venceu Portugal na Colômbia com hat-trick de Oscar. O atual campeão, Uruguai, não se classificou para a edição de 2025.
Lista de convocados
Goleiros
Felipe Longo – Corinthians
Lucas Furtado – Vitória (POR)
Otávio – Cruzeiro
Defensores
Gilberto – Palmeiras
Igor Serrote – Al Jazira (EAU)
Leandrinho – Vasco
Léo Derik – Athletico-PR
Bruno Alves – Cruzeiro
Iago – Flamengo
João Souza – Flamengo
Meio-campistas
Coutinho – Palmeiras
João Cruz – Athletico-PR
Murilo – Cruzeiro
Rayan Lucas – Sporting (POR)
Rhuan Gabriel – Cruzeiro
Atacantes
Deivid Washington – Chelsea (ING)
Erick Belé – Palmeiras
Gustavo Prado – Internacional
Luighi – Palmeiras
Pedrinho – Zenit (RUS)
Wesley – Al Nassr (SAU)