O Programa VG Mais Bem-Estar, coordenado pela Superintendência Municipal de Esporte e Lazer da Secretaria de Educação de Várzea Grande, promove qualidade de vida e saúde para adultos de ambos os sexos por meio de aulas gratuitas.
O projeto funciona em sete polos distribuídos pelo município, oferecendo atividades voltadas para fortalecimento muscular, relaxamento e movimento, incluindo aulas de dança popularmente conhecidas como Zumba.
As aulas são realizadas pela manhã e no final da tarde nos seguintes polos: Ginásio Fiotão, Parque Bernardo Berneck, Miniestádio do São Matheus, Parque Flor do Ipê, Cristo Rei, Ginásio Jorge Mussa e Instituto João Ribeiro (rua Salim Nadaf).
Para o superintendente de Esporte e Lazer, Edmilson Piranha, o programa vai além do esporte. “Trabalhar a qualidade de vida é primordial para a população. Os professores utilizam músicas e danças que ajudam a desenvolver os movimentos e ainda contribuem para reduzir o estresse do dia a dia”, ressaltou.
A coordenadora do programa, Anaíza da Silva, destacou que as aulas são adaptadas conforme a mobilidade de cada participante. “Cada polo tem um público diferente, então elaboramos planos de aula específicos, com atividades de média a leve intensidade.
Orientamos os alunos a se exercitarem dentro do seu limite, garantindo que todos possam participar, inclusive pessoas com necessidades especiais, que recebem atendimento humanizado e individualizado”, explicou.
O programa faz parte de uma iniciativa maior da Superintendência de Esporte e Lazer da SMECEL, que busca promover saúde, esporte e bem-estar para toda a comunidade.
Atualmente, Várzea Grande conta com 39 polos que oferecem modalidades variadas, como futsal, futebol, voleibol, basquetebol, handebol, atletismo, lutas olímpicas, judô, jiu-jitsu, karatê, wrestling e vôlei de areia, além dos sete polos exclusivos do VG Mais Bem-Estar para adultos e idosos.
O projeto visa ampliar ainda mais o atendimento, com a abertura de novos polos nos bairros, garantindo acesso ao esporte, lazer e integração social de forma gratuita para toda a população.