O Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, recebe pela primeira vez uma etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. A competição começa nesta quarta-feira (16) e segue até domingo (20), reunindo as principais duplas da modalidade no país, incluindo os campeões olímpicos Duda, Ana Patrícia e Alisson.
Esta é a quinta etapa do circuito nacional em 2025 e conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Ao todo, 115 duplas participam do torneio, que será disputado nas categorias Top 16 e Aberto, no complexo esportivo do Parque Novo Mato Grosso, localizado no km 15 da rodovia MT-251, que liga a capital à Chapada dos Guimarães.
Entre os destaques do evento está a dupla Duda e Ana Patrícia, que venceu a etapa de Cuiabá em 2023 e conquistou o ouro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. As atletas estreiam na fase de grupos do Top 16 na sexta-feira (18). “Em todos os lugares que estivemos, em todo o Brasil, fomos muito bem recebidas. O carinho das pessoas é maravilhoso. Esperamos que, em Cuiabá, seja assim também. A energia do público é um combustível a mais para nós nesse retorno”, afirmou Ana Patrícia.
Outros nomes de peso também estão confirmados, como o campeão olímpico Alisson, os atletas olímpicos Evandro e Arthur Lanci, além de Carol Solberg, Rebecca, e a dupla Thâmela e Vic — que lidera o ranking mundial feminino após vencer duas etapas internacionais nesta temporada.
Mato Grosso também será representado na competição. Onze duplas do estado participam da etapa, sendo seis delas formadas por atletas beneficiados pelo programa de bolsas esportivas OlimpusMT, mantido pelo Governo do Estado. Entre os representantes locais estão Yuri Henrique e Brendow, Murilo e Felippe, Victor Hugo e Marcus, Marcos Guilherme e Davi, Sabrina Ferco e Elen Nunes, e a dupla Laryssa Dalmoro e Bárbara Martins.
O torneio é organizado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e pela Federação Mato-grossense de Voleibol. O formato da competição prevê que o Top 16 seja disputado pelas 13 melhores duplas do ranking nacional, os campeões do Aberto da etapa anterior e duas duplas convidadas. Já o torneio Aberto é considerado uma competição de desenvolvimento e serve para pontuar no ranking nacional. A dupla campeã do Aberto garante vaga direta no Top 16 da etapa seguinte.
A entrada para acompanhar os jogos é gratuita. O público poderá assistir às partidas em arquibancadas cobertas, montadas especialmente para o evento. Os ingressos podem ser reservados mediante cadastro prévio pela internet.
O Parque Novo Mato Grosso, sede do evento, é uma obra do Governo do Estado e conta com 300 hectares de área, sendo projetado para ser um dos maiores espaços multieventos da América Latina.