A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) — via Superintendência Municipal de Esportes — ofereceu todo o suporte para a seleção feminina de futsal que representa o município nos Jogos Escolares/Estudantis Mato-grossenses 2025. A competição começou no dia 10 e vai até o dia 17 de julho, em Lucas do Rio Verde, localizado a cerca de 340 quilômetros de Cuiabá, na região médio norte do estado.
A prefeita Flávia Moretti destacou a importância do esporte como ferramenta de transformação social. “O esporte é respeito, o esporte é educação, o esporte é futuro e cada um de vocês é responsável pelo futuro de nossa cidade”, afirmou, ressaltando que é por meio do esporte que se constrói uma sociedade mais justa e digna.
O superintendente de Esporte e Lazer, Héliton Gomes, ressaltou o orgulho das atletas e o empenho da gestão na promoção do esporte escolar. “As atletas embarcaram cheias de expectativa, levando na bagagem o orgulho de defender as cores da nossa cidade e o sonho de conquistar grandes resultados. A participação é fruto do trabalho conjunto da SMECEL, que segue investindo no esporte escolar como ferramenta de transformação social, disciplina e cidadania.”
A delegação de Várzea Grande contou com estrutura adequada para a viagem, incluindo transporte em um ônibus com capacidade para 32 lugares, além de uniformes novos para passeio e para uso durante as partidas oficiais, todos adquiridos com recursos da gestão municipal.
A equipe feminina é composta por nove atletas e quatro membros da comissão técnica. O técnico é o professor Rafael França, do Projeto Pés de Ouro, e o chefe da delegação é Erasmo Ribeiro da Costa, responsável pela integridade dos atletas e pelas questões burocráticas junto à Comissão Central Organizadora (CCO).
Os Jogos Escolares Mato-grossenses reúnem mais de mil atletas de 42 municípios do estado, entre eles Sinop, Sorriso, Cáceres, Rondonópolis e Várzea Grande. As partidas ocorrem em seis ginásios da cidade-sede, Lucas do Rio Verde, divididos por modalidade: futsal, handebol, basquete e voleibol.
Além disso, Várzea Grande sediará, a partir do dia 18 de julho, a etapa dos Jogos Estudantis e Escolares Mato-grossenses de Seleções nas modalidades individuais, como atletismo, ginástica rítmica, ginástica artística, natação, taekwondo, wrestling, karatê e tiro com arco. Cerca de 1.500 atletas devem participar da competição, que terá alojamento em oito Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), referência na recepção de delegações em edições anteriores.